Turismo deverá crescer 9% em 2025 &
💥️Portugal deverá fechar o ano de 2024 com 27 mil milhões de euros de receitas turísticas e a perspetiva é de um 💥️crescimento de 9% em 2025, disse esta segunda-feira o secretário de Estado do Turismo.
“À data de hoje sabemos que o país estima que vai atingir até ao final deste ano de 2024 qualquer coisa como 27 mil milhões de receitas [no turismo] e a perspetiva para 2025 é de crescer na ordem dos 9%”, referiu Pedro Machado.
O governante falava em Aveiro no painel de abertura de uma conferência dedicada à Estratégia de Turismo 2035, onde declarou que 💥️“Portugal não tem turistas a mais” e que a perspetiva é de continuar a crescer.
Esse crescimento, defendeu, comporta desafios e riscos que é preciso acautelar, ao nível da mão-de-obra, que é preciso qualificar, da transição digital das empresas e também da formação de imigrantes.
O envelhecimento, ou a pressão sobre os recursos, nomeadamente da água, são outras preocupações que apontou.
“Queremos ouvir também parceiros externos, nomeadamente os mais importantes ✅players”, disse Pedro Machado, aludindo ao processo de construção da Estratégia de Turismo 2035, que está a ser desenvolvida com entidades públicas e privadas do “ecossistema” turístico.
Isabel Damasceno, que preside à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional, ao intervir no painel, assumiu que o 💥️turismo “é um trunfo fundamental para o desenvolvimento e coesão territorial”.
No que toca aos fundos que vão estar disponíveis para apoiar o setor, Isabel Damasceno esclareceu que uma parte será alocada às comunidades intermunicipais, com apoios diferenciados cujo elemento agregador será a Entidade Regional de Turismo.
Coube ao presidente dessa Entidade a intervenção mais reivindicativa, ao 💥️reclamar uma distribuição mais equitativa dos fluxos turísticos gerados a partir dos aeroportos de Lisboa e do Porto.
💥️“Somos a única região sem aeroporto e é preciso distribuir esses fluxos por todo o território“, reclamou Raul Almeida, referindo que a 💥️maior parte da centena de municípios do Centro se situa no interior.
Para o presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro, para contrariar “a grande litoralização” do turismo, deve ser feita a aposta na melhoria das acessibilidades, quer ferroviárias, quer mesmo rodoviárias, dando como exemplo n💥️ão existir ainda uma autoestrada a ligar as cidades de Viseu e Coimbra.
Ribau Esteves, presidente da Câmara de Aveiro, anfitrião da conferência referiu-se à evolução turística no seu município, “um destino único pela cultura e condições territoriais”.
A esse propósito, referiu que a aposta como Capital Portuguesa da Cultura “é também uma operação de marketing territorial bem-sucedida”, defendendo a importância da identidade, dos valores democráticos, da sustentabilidade e da tecnologia, como fatores de atração.
O que você está lendo é [Turismo deverá crescer 9% em 2025 & ].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments