Empresas da China pedem investigação a subsídios aos laticínios europeus &
Várias empresas estão “💥️a preparar provas” para solicitar ao Governo da China a abertura de uma investigação aos subsídios da União Europeia (UE) a algumas exportações de laticínios, disse a imprensa oficial chinesa.
Numa mensagem publicada, no sábado, na rede social X (antigo Twitter), que está bloqueada na China continental, o jornal oficial do Partido Comunista Chinês, o Global Times, citou uma fonte não identificada “com conhecimento do setor”.
A notícia surgiu num contexto de 💥️crescentes tensões comerciais entre a China e Bruxelas.
Em 26 de maio, o Global Times publicou uma mensagem semelhante, citando também uma fonte não identificada “com conhecimento do setor”, que garantia que e💥️mpresas chinesas iriam pedir uma investigação ✅antidumping contra importações de carne de porco da UE.
Dias antes, a Câmara de Comércio da China na UE disse ter sido “informada por especialistas do setor” de que Pequim estaria a💥️ ponderar aumentar as taxas alfandegárias sobre veículos com motores de grande cilindrada, em preparação contra a possível decisão da UE de penalizar os elétricos chineses.
Em outubro, 💥️Bruxelas abriu uma investigação sobre os subsídios públicos que Pequim concede aos veículos elétricos, por temer que o mercado esteja a ser inundado por veículos com preços “artificialmente baixos”.
A decisão mereceu o protesto de Pequim, que a descreveu como um caso de “protecionismo flagrante”.
💥️A UE deverá informar este mês os exportadores chineses se irão impor tarifas adicionais aos veículos elétricos.
A imprensa estatal da China recordou que, em 22 de maio, o Ministério do Comércio chinês anunciou uma investigação ✅antidumping contra as importações de copolímero de polioximetileno, um material frequentemente utilizado pelo setor automóvel, proveniente dos EUA, da UE, do Japão e de Taiwan.
No mesmo dia, o Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês garantiu que “o desenvolvimento e a abertura da China à Europa e ao mundo é uma oportunidade, não um risco”, e que o💥️ protecionismo “não pode resolver os problemas da UE”.
“A UE e a China devem resolver questões económicas e comerciais concretas através do diálogo e de consultas”, disse o porta-voz do ministério, Wang Wenbin.
O que você está lendo é [Empresas da China pedem investigação a subsídios aos laticínios europeus & ].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments