Governo indica Ricardo Arroja para a Aicep &
Já há um nome indicado para presidente do Aicep: O ministro da Economia, Pedro Reis, escolheu o economista e professor universitário Ricardo Arroja para liderar a agência de investimento e comercio externo de Portugal. A “nova liderança estará focada na estratégia de apoio às exportadoras, na internacionalização e na atração de investimento, tanto nacional como internacional”, justifica um comunicado oficial do Ministério da Economia, já depois da notícia em primeira mão do ECO.
Doutorado pela Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, é docente no ensino superior nas áreas de banca e finanças empresariais, administrador e consultor de empresas, e consultor de políticas públicas. Arroja foi colunista regular do ECO e é agora do jornal Público com caráter quinzenal. É um gestor independente, foi aliás candidato da Iniciativa Liberal às eleições europeias de 2023 – a sua única experiência político-partidária – e tem publicado análises que estão longe de ser seguidistas do Governo.
Sobre os primeiros anúncios do Governo, o economista nortenho fez elogios, mas deixou também reservas. “💥️Há duas semanas, nesta mesma coluna de opinião, defendi que as prioridades do novo executivo deveriam ser as seguintes: redução da carga fiscal sobre particulares e empresas; aumento da oferta na habitação; um novo modelo de gestão do Serviço Nacional de Saúde (SNS); a modernização da justiça; e o reforço da concorrência. Concluí então que se o novo executivo viesse a produzir resultados em duas ou três daquelas frentes o balanço já seria positivo. Pois bem, após a apresentação do Programa do Governo, observo que, no geral, aquelas prioridades são acolhidas no programa, ainda que oferecendo diferentes graus de detalhe e de eficácia. Nos impostos e na habitação o programa parece-me promissor; nas restantes áreas tenho sérias dúvidas“, lê-se num artigo do Público publicado no passado dia 15 de abril.
O economista tem desenvolvido um trabalho académico e de consultoria especialmente dedicado às empresas e a produtividade e competitividade da economia e à atração de investimento externo, precisamente as áreas de intervenção da agência, curiosamente já presidida pelo atual ministro da Economia, Pedro Reis.
A mudança de conselho de administração da Aicep foi conhecida esta tarde de segunda-feira, depois de uma notícia da SICN e confirmada também pelo ECO. A equipa de Filipe Santos Costa iniciou funções no início de junho de 2023 e tinha um longo caderno de encargos que passava por preparar a agência para os desafios do triénio, nomeadamente, a redefinição da rede externa, lançar um novo ciclo de atração de investimento produtivo e capacitar mais empresas para que possam apostar na internacionalização.
Conheça a equipa completa da Aicep:
Madalena Oliveira e Silva, atual quadro da AICEP e ex-administradora da AICEP entre abril de 2017 e junho de 2023;💥️Joana Gaspar, diplomata e ex-embaixadora, até ao momento coordenadora do Centro de Estudos e Análise Estratégica do Instituto Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros;💥️Francisco Catalão, doutorado em Gestão, mestre em Finanças e licenciado em Economia, com vasta experiência em funções financeiras em várias empresas; •💥️Paulo Rios de Oliveira, advogado e consultor de empresas nas áreas de gestão e comunicação, e ex-deputado à Assembleia da República.O que você está lendo é [Governo indica Ricardo Arroja para a Aicep & ].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments