Tita Maravilha vence a 5.º edição do Prémio Revelação Ageas Teatro Nacional D. Maria II &
💥️A 5.º edição do Prémio Revelação Ageas Teatro D.Maria II 2023 foi atribuído à autora, encenadora, ✅performer e programadora Tita Maravilha. O anúncio foi feito por Steven Braekeveldt, CEO do Grupo Ageas Portugal, no Teatro Municipal São Luiz, Lisboa, antes do espetáculo ‘Quis Saber Quem Sou & Um Concerto Teatral’.
A artista brasileira define-se como “uma inventora de universos”, trazendo para os seus processos artísticos “as dores e delícias de ser um corpo dissidente”, disse no seu discurso de aceitação. 💥️“Recebo este Prémio de coração aberto. Hoje é um grande dia. Celebro a minha existência, a minha trajetória, mas não só. Celebro todas as que vieram antes de mim”, disse Tita Maravilha.
Em Portugal desde 2018, entre 2023 e 2022, assinou os projetos Trypas Corassão: Espetáculo em Dois Atos (2020), Tita no País das Maravilhas (2021), Exercício para performers medíocres (2021), Exercício para um Teatro pobre ou carta a Grotowski (2022) e As três irmãs (projeto vencedor da 5.ª edição da Bolsa Amélia Rey Colaço, em 2022). Atualmente, em conjunto com Cigarra, desenvolve projeto de música eletrónica e performance TRYPAS CORASSÃO, que se encontra em fase de internacionalização.
“💥️O Grupo Ageas Portugal tem desempenhado um papel fundamental na promoção e valorização das artes em Portugal, estabelecendo desta forma um compromisso profundo com a inclusão, a diversidade e igualdade no acesso à Cultura. O Prémio Revelação Ageas Teatro Nacional D. Maria II é mais um passo na nossa dedicação em destacar e apoiar os jovens talentos nacionais. Nesta 5.ª edição do Prémio, transmitimos os nossos parabéns à artista Tita Maravilha, com a convicção e esperança de que este reconhecimento sirva de plataforma para o desenvolvimento do seu percurso profissional e para um merecido reconhecimento perante todos”, disse Inês Simões, Diretora de Comunicação Corporativa, Marca e Cultura Organizacional do Grupo Ageas Portugal, em comunicado.
O júri desta edição foi constituído por Álvaro Correia, António Durães, Catarina Barros, Cucha Carvalheiro, Cristina Carvalhal, Isabel Zuaá, John Romão, Mário Coelho, Marta Carreiras, Patrícia Portela, Pedro Barreiro, Pedro Mendes, Rui Pina Coelho, Sara Barros Leitão e Tónan Quito.
Para a escolha do vencedora entre os selecionados, júri teve em conta os seguintes critérios: “qualidade da prestação artística”, “contributo da prestação artística para o desenvolvimento e fortalecimento da área teatral, “capacidade de crescimento e valorização da sua carreira, nacional e internacionalmente, e “introdução de elementos de inovação ou diferenciação na sua prática profissional”.
O Prémio Revelação Ageas Teatro Nacional D. Ma💥️ria II tem um valor pecuniário de 5 mil euros e é atribuído anualmente a profissional de teatro, que tenha até 30 anos de idade, e cujo trabalho artístico se tenha destacado no ano anterior à atribuição do Prémio.
O que você está lendo é [Tita Maravilha vence a 5.º edição do Prémio Revelação Ageas Teatro Nacional D. Maria II & ].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments