Você pode trocar um CEO por um CFO: Diretores financeiros entregam mais resultados do que CEOs; entenda
Os CFOs possuem um conjunto de competências e habilidades que os classificam como os melhores candidatos à sucessão dos diretores executivos das empresas (Imagem: Pixabay/Free-Photos)
Os 💥️CFOs (💥️Chief Financial Officer, diretor financeiro em inglês) pontuam acima dos 💥️CEOs (💥️Chief Executive Officer, diretor executivo) quando se fala em obtenção de 💥️resultados.
Enquanto os CEOs são mais propensos a assumir riscos e aproveitar oportunidades para superar o desempenho, o pragmatismo e perspicácia dos 💥️diretores financeiros se revelam como habilidades fundamentais para identificar quais inovações funcionarão dentro da 💥️empresa.
As informações vieram do estudo da Russell Reynolds Associates, baseado em entrevistas com um grupo de CEOs que fizeram a transição de CFOs, além da análise de mais de 2.500 perfis de diretores financeiros e a jornada dos líderes do 💥️índice S&P 500.
O levantamento apurou as competências-chave de CEOs e CFOs, e constatou que eles pontuam igualmente em três aspectos. Sendo: definição de estratégias, liderança de equipe e relacionamento e influência.
CFOs são os mais preparados para serem CEOs
Os diretores de finanças possuem um conjunto de competências e habilidades que os classificam como os melhores candidatos à sucessão dos diretores executivos das empresas. Entretanto, apesar de terem maior potencial para ocuparem a cadeira de CEO, os profissionais são muitas vezes esquecidos no planejamento sucessório.
Confirmando a tese, o levantamento mostrou que, menos de 20% dos CFOs somente de empresas que contemplam o índice Standard & Poor’s 500, fizeram a transição da cadeira de finanças ou ocuparam a função anteriormente.
Quais as competências necessárias?
Segundo a Russell Reynolds, para uma transição bem sucedida da posição de CFO para CEO, é preciso desenvolver certas habilidades. A capacidade de influenciar outros gestores, inteligência emocional, resiliência e visão de negócios para fornecer valor a longo prazo são algumas das competências necessárias.
Os executivos entrevistados pela empresa trazem um importante ponto de atenção: por mais que um cargo de CEO seja atrativo, é preciso que o futuro candidato goste de liderar e desenvolver pessoas, focando no potencial de cada indivíduo.
Qual o planejamento para mudar?
Os diretores financeiros que almejam a função de CEO devem se concentrar em arquitetar o futuro, influenciar stakeholders e liderar em escala, recomendou a Russel.
O primeiro ponto exige mudança de mentalidade, deixando o comportamento de CFO no passado, para planejar junto aos acionistas, o que esperar nos próximos anos.
No segundo, o foco está em nutrir relacionamentos com outros líderes, dentro e fora da companhia. E por último, é preciso desenvolver líderes com pensamentos inovadores e incentivá-los a participar ativamente em um plano de comunicação aberto e transparente.
O que você está lendo é [Você pode trocar um CEO por um CFO: Diretores financeiros entregam mais resultados do que CEOs; entenda].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments