Pedro Cerize: Quanto você vale?

💥️Por Pedro Cerize, da Newsletter Gritty Investor da Inversa

Oi,

Você já ouviu esta frase?

“Eu nunca fui pobre, apenas sem dinheiro. Ser pobre é um estado mental. Estar sem dinheiro é apenas uma situação temporária.” & Mike Todd

Apesar de soar um pouco arrogante, ela é verdadeira.

A maioria do estoque de riqueza está distribuída em três ativos principais: imóveis, renda fixa e ações. Com base neles, constrói-se a maior parte das estatísticas de concentração de riqueza dos países.

Mas é comum lermos que quanto maior o valor desses ativos na mão dos mais ricos, mais concentrada fica a “renda”. É aí que entra o erro conceitual. Usam a estatística de concentração de ativos para pregar políticas de distribuição de renda. Isso é prato cheio para políticos que pregam a distribuição de “renda” e propõem a redistribuição de ativos.

Confundem estoque com fluxo. Se fazem de propósito ou não, a verdade é que pouca gente para e pensa qual é o seu valor. Imagine que você é uma empresa listada na bolsa: quanto o mercado pagaria por você?

Esse ângulo já é discutido entre alocadores de recursos e no CFA existe uma análise da fase em que a pessoa se encontra para calcular qual é a riqueza total do indivíduo e como isso deve influenciar na tomada de decisão de alocação de recursos.

O gráfico mostra que, quando jovens, temos pouco estoque de capital financeiro, mas o valor presente de nossos ganhos futuros é elevado. Ao longo da vida, vamos acumulando capital e reduzindo nossa perspectiva de ganho futuro até o dia que nos aposentamos e toda riqueza vem somente do estoque.

Com isso, podemos chegar a uma tabela de avaliação. Um jovem que ganha 5.000 reais e poupa 500 reais valeria hoje ao redor de 1,4 milhão de reais. Ele pode estar quebrado, mas não é pobre.

• Despesas com educação que aumentam a expectativa de ganho futuro não são despesas, são investimento.

No fundo, você é um investidor de longo prazo em você mesmo. Administre sua vida como você gostaria de ver um CEO administrar uma empresa que você investe.

E lembre-se de que a vida não tem como objetivo um destino fixo. O que vale é o que você ganha no caminho.

Um abraço,

Pedro Cerize

O que você está lendo é [Pedro Cerize: Quanto você vale?].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...