Brasil errou nas políticas fiscal e monetária a partir de 2015, diz Krugman
As políticas monetária e fiscal tomadas pelo Brasil desde 2015 para recuperar da crise foram “perversas”. A opinião é de Paul Krugman, prêmio Nobel de Economia, e ressalta o trauma da hiperinflação pelos os formuladores do BaCen e da Fazenda. Em meio ao desemprego elevado, “o BC brasileiro subiu os juros em uma magnitude catastrófica”, ao mesmo tempo em que o governo implementou política fiscal contracionista, que “piorou muito o cenário”.
Para o economista, o País possui quadro de desequilíbrio fiscal que deve ser corrigido, contudo o uso das políticas de austeridade nos últimos anos foi um erro. Para superar a barreira do subdesenvolvimento, o Brasil necessita “mudar para uma economia de exportação”.
💥️Cachorro que late não morde
Kurgman acredita que a guerra comercial entre China e EUA não será tão ruim quanto se imagina. Segundo o professor da Universidade de Princeton, o episódio envolvendo a criação do USMCA (antigo Nafta), serve como referência para reduzir o pessimismo: o que se viu concretamente foi a criação de um pacto similar em relação ao antigo & no caso do Nafta. “Acho que Trump não quer, na verdade, causar uma disrupção no comércio com a China”, afirmou Krugman, em palestra no Experience Club em São Paulo, conforme matéria veiculada no Valor.
“Dez anos atrás o mundo entrou em uma crise severa e então tivemos uma recuperação que continua até os dias de hoje e nos EUA o desemprego está mais baixo do que esteve em muitas décadas. E você pode pensar que temos alguns problemas e no fim vamos voltar ao normal, mas algo ruim está à espreita e não é uma ameaça específica, como uma recessão no segundo trimestre de 2023 ou no fim de 2023”, declarou o economista, ressaltando ainda que os bancos centrais dos países desenvolvidos não possuem muito espaço de realização para movimentos na política monetária.
O que você está lendo é [Brasil errou nas políticas fiscal e monetária a partir de 2015, diz Krugman].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments