Itaú: Copom sinaliza cenário de estabilidade para a Selic em 2023
Por ysoke.com & A decisão do Banco Central de manter os juros inalterados em 6,5% era esperado por todos os analistas. Com isso, a expectativa estava justamente no comunicado divulgado ao final da reunião. Para o 💥️Itaú Unibanco (ITUB4), o documento divulgado trouxe importantes mudanças com menor pressão inflacionária. Agora, a aposta é a manutenção da Selic no próximo ano.
Com isso, o maior banco privado brasileiro chama atenção para o fato do conjunto de projeções das autoridades no cenário de referência, com taxa Selic constante em 6,5% e taxa de câmbio em R$/US$ 3,85, é plenamente consistente com a trajetória de metas em horizontes mais longos: 3,7% para 2018 (diante de meta de 4,5%), 4,0% para 2023 (meta de 4,25%) e 4,0% para 2023 (meta de 4,0%).
Outro ponto que merece destaque no relatório, na visão do Itaú, é o aumento do risco de uma trajetória de inflação abaixo do esperado devido à elevada capacidade ociosa, enquanto o risco de frustração com a continuação de reformas e ajustes se tornou menos relevante.
Dessa forma, os analistas entendem que as mudanças nas projeções e na avaliação de riscos parece ter sido significativa o suficiente para levar o Copom a retirar a menção de remoção gradual do estímulo em caso de deterioração das perspectivas de inflação e do balanço de riscos.
Para o banco, afirmação é consistente com a visão de juros estáveis por um período prolongado no Brasil e com a projeção de juros estáveis em 6,5% ao ano ao longo de 2023. No entanto, eles lembram que mais detalhes sobre o racional do Copom será possível com a divulgação da ata da reunião, na terça-feira, 18 de dezembro.
O que você está lendo é [Itaú: Copom sinaliza cenário de estabilidade para a Selic em 2023].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments