Reformas microeconômicas tiveram prioridade na CAE ao longo de 2023
(Edilson Rodrigues/Agência Senado)
A Comissão de Assuntos Econômicos (💥️CAE) chega ao fim de 2018 com 255 proposições analisadas (entre aprovadas e rejeitadas) e 17 audiências públicas. Entre projetos e debates com especialistas e representantes do governo e da sociedade civil, a agenda microeconômica recebeu atenção especial do colegiado, que chegou a contar com um grupo de trabalho específico para tratar do tema. O objetivo foi encontrar mecanismos para a redução da burocracia e criação de condições para o crescimento do país e melhoria do ambiente de operação das empresas.
💥️Fique preparado para 2023 com as melhores recomendações de investimentos
O grupo de trabalho, sob o comando do senador Armando Monteiro (PTB-PE), 💥️concluiu suas atividades com a aprovação de um parecer sobre spread bancário. O estudo defendeu o maior uso de tecnologia no setor financeiro para a redução dos custos aos clientes e apresentou uma série de sugestões aos órgãos governamentais e ao próprio Parlamento.
💥️Projetos
Entre os projetos que passaram pela Comissão de Assuntos Econômicos ao longo do ano, está o 💥️PLC 124/2017, do deputado Vinicius Carvalho (PRB/SP), que regulamenta o pagamento com cheque no comércio. Uma das intenções da proposta & que já passou pelo Plenário e foi para sanção — é impedir que o consumidor seja discriminado ao fazer suas compras.
Do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), a CAE aprovou o 💥️PLS 188/2014-Complementar, para permitir a divulgação por parte da fazenda pública dos beneficiários de renúncia de receita. A iniciativa visa dar mais transparência às contas públicas, impedindo que o governo conceda isenções fiscais sem a divulgação daquele que foi beneficiado. Segundo o senador, em 2018 esse gasto indireto com renúncias pode chegar a R$ 283,4 bilhões, o equivalente a 4% do Produto Interno Bruto (PIB). O projeto está pronto para ser analisado em 💥️Plenário.
Outro tema de grande repercussão social analisada pelos senadores foi a regulamentação da proteção de dados pessoais, prevista no 💥️PLC 53/2018, do deputado Milton Monti (PR-SP). O texto foi votado pela CAE 💥️em julho, foi ao Plenário e depois sancionado pelo presidente Temer. A proposta, além de garantir maior controle dos cidadãos sobre suas informações pessoais, também regulamenta o uso de imagens extraídas de sistemas de videovigilância, gravações telefônicas, dados de tráfego e localização de computadores e celulares.
PLC 93/2017O que você está lendo é [Reformas microeconômicas tiveram prioridade na CAE ao longo de 2023].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments