Consumo de etanol bate recorde história em 2023, aponta Unica

Gasolina

O consumo de etanol hidratado no Brasil atingiu recorde histórico em 2018, segundo dados divulgados nesta terça-feira (5) pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (💥️Unica), com participação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (💥️ANP). No ano passado, foram 19,38 bilhões de litros consumidos, o que caracteriza uma alta de 42% sobre 2017.

💥️Acompanhe as carteiras recomendadas de fevereiro

O aumento nos números se deve pela alta competitividade do hidratado em relação à gasolina em todos os estados. A oferta do biocombustível, somada ao contexto externo favorável, tiveram forte impacto no preço da gasolina na refinaria, o que o enfraqueceu, fazendo com que o etanol passasse na frente.

Em 10 estados, o consumo de etanol registrou recorde em toda a série histórica. São Paulo, Minas Gerais e Goiás se destacaram, tendo consumido, respectivamente, 9,95 bilhões de litros, 2,49 bilhões e 1,51 bilhão.

Consequentemente, o impacto da participação do etanol na matriz de combustíveis utilizados por veículos de passeio e de carga leve foi maior, registrando 46% & a maior participação desde 2009. Em Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e São Paulo, os veículos abastecidos com etanol representaram, respectivamente, 60,9%, 65,7%, 50,9% e 60% do total da frota.

No agregado do ciclo Otto, a demanda alcançou 51,92 bilhões de litros em 2018, 3,31% a menos em comparação com 2017. A gasolina C foi o combustível que mais caiu, registrando queda de 13,13%, justamente pela preferência do consumidor por combustíveis mais sustentáveis.

O que você está lendo é [Consumo de etanol bate recorde história em 2023, aponta Unica].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...