Ivan Sant’Anna: Para onde vai o preço do petróleo após tentativas de controle artificial?
💥️Por Ivan Sant’anna, autor das newsletters de investimentos Warm Up Inversa e Os Mercadores da Noite
💥️Nota do editor: Aviso importante: o segundo vídeo da série 💥️“Como faço para investir meu dinheiro?” já está disponível. 💥️Clique aqui para aprender a dar os primeiros passos no mundo dos investimentos ou tirar suas dúvidas para que possa investir cada vez melhor e com mais segurança.
O fiel da balança continua sendo a Arábia Saudita, que em algumas jazidas consegue extrair petróleo a US$ 3,00 o barril. Se eles resolverem iniciar uma guerra de preços, como já fizeram no final de 1985 e início de 1986, quando baixaram a cotação para seis dólares, os demais produtores terão prejuízo.
Só como exemplo da maneira de agir dos sauditas, nessa época o príncipe Sultan, por ordem do rei Fahd, adquiriu da Boeing dez novos 747s (jumbos) para a Saudi Airlines, que não precisava dos aviões, pelo preço total de um bilhão de dólares.
O pagamento foi feito em petróleo, que inundou o mercado, já saturado.
Quanto aos Boeings 747, estes foram vendidos para outras empresas aéreas. O episódio está narrado nas páginas 180 e 181 de meu livro O Terceiro Templo (Editora Objetiva, 2015).
O que você está lendo é [Ivan Sant’Anna: Para onde vai o preço do petróleo após tentativas de controle artificial?].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments