Semana terá sabatina de novo presidente do BC, IGP-M, PIB do Brasil e dos EUA e presidente do Fed
💥️Por Arena do Pavini
💥️Aprenda a ganhar dinheiro rápido todo dia – ÚLTIMO DIA DE INSCRIÇÕES
CCJ dá início à discussão da Previdência
Nova Previdência devem ser acompanhadas de perto pelos investidores, assim como as articulações do governo para garantir uma base para aprovar as mudanças na Constituição e driblar os lobbies de grupos contrários à reforma.
Ainda no Congresso, o novo presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, deverá ser sabatinado no Senado na terça-feira, abrindo espaço para a definição da data de sua posse no lugar de Ilan Goldfajn. Será uma troca de perfil de comando, já que Campos Neto tem perfil mais de operador de mercado, tendo comandando a Tesouraria do Banco Santander até o fim do ano passado, enquanto Goldfajn é economista de carreira.
Campos Neto traz um perfil também mais liberal para o BC, de acordo com a proposta do ministro da Economia, Paulo Guedes, o que pode significar menor intervenção nos mercados. Não que hoje haja grandes intervenções, mas a expectativa está especialmente no mercado de câmbio e nos leilões de swap cambial para regular os mercados.
PIB, crédito, contas públicas, emprego e contas externas
Já entre os indicadores econômicos, o destaque vai para o Produto Interno Bruto (PIB) do quarto trimestre, que deve confirmar a fraqueza da economia brasileira no fim do ano passado. O IBGE divulga o dado na quinta-feira, e a expectativa da mediana do mercado é de alta de 2% sobre o mesmo trimestre do ano passado. Já a LCA Consultores estima estabilidade em relação ao trimestre anterior e alta de 1,3% sobre o 4º trimestre de 2017.
Além do PIB, o mercado acompanhará as contas externas de janeiro, divulgadas pelo Banco Central na segunda-feira, e a sondagem da indústria da Confederação Nacional da Indústria (CNI) de janeiro. O boletim Focus do BC mostrará se houve alguma mudança nas projeções do mercado.
Na terça-feira, além da sabatina de Campos Neto no Senado, a Fundação Getulio Vargas divulga as sondagens da Indústria e do Comércio de fevereiro. O BC anuncia os dados de crédito de janeiro e o Tesouro os dados da dívida pública de janeiro.
Na quarta-feira, a FGV divulga o IGP-M de fevereiro, que deve mostrar uma aceleração da inflação, com o índice passando de alta de 0,01% em janeiro para 0,65% neste mês, segundo a LCA Consultores. Ainda na quarta, saem os dados de emprego da Pesquisa Nacional por Amostra em Domicílio (Pnad) contínua de janeiro, do IBGE, e o Tesouro traz o resultado primário (sem os juros da dívida) do governo central, formado por Tesouro, Banco Central e Previdência. Sem data fixa, o Ministério do Trabalho vai anunciar os números de criação de vagas formais de emprego no Caged de janeiro.
Os dados fiscais serão completados na quinta-feira, quando o BC anuncia o resultado do setor público consolidado de janeiro, que inclui estados, municípios e estatais. Ainda na quinta, sai o PIB do quarto trimestre e a FGV divulga os índices de confiança Empresarial e o Indicador de Incerteza da Economia de fevereiro. A Fiesp divulga os dados da indústria paulista de janeiro.
Na sexta-feira, 1º de março, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio divulgará a balança comercial de fevereiro.
No exterior, PIB dos EUA, Powell e PMIs
Já no exterior, destaque para a fala de Jerome Powell no Congresso e para o PIB dos EUA na quinta-feira, atrasado pela paralisação do governo americano no começo do ano. Por isso, serão divulgadas de uma só vez a primeira e a segunda estimativas do PIB. Um dia depois do PIB, na sexta-feira, sai o seu deflator, o Índice de Preços de Gastos Pessoais (PCE), usado pelo Fed em suas metas informais de inflação. Uma mudança mais brusca no PCE pode provocar mudanças nos juros americanos.
Na sexta-feira, saem o PMI, dos gerentes de compras, e o Índice do Instituto dos Gerentes de Suprimento (ISM) de fevereiro, dando uma indicação da confiança na economia.
Na Ásia, destaque para os principais números de atividade no Japão e para os PMIs na China. Na Europa, além dos PMIs, serão conhecidos os números de desemprego e inflação da zona do euro na quinta-feira.
Brexit e negociação China-EUA
Na quarta-feira, quem divulga seus balanços são Marfrig, EDP, Fleury, Movida, Petrobras e Burger King depois do fechamento
Na quinta-feira, BRF e Gol anunciam o balanço antes da abertura, e Ambev, Copasa, Cia Hering, MRV e CCR depois do fechamento.
O que você está lendo é [Semana terá sabatina de novo presidente do BC, IGP-M, PIB do Brasil e dos EUA e presidente do Fed].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments