Porto Seguro corta projeção do PIB para 1,8%
(Imagem: Alex Pazzuelo/Agência de Comunicações do Governo do Estado do Amazonas)
A 💥️Porto Seguro Investimentos cortou a projeção do PIB para o Brasil em 2023 de 2,2% para 1,8%, mostra uma análise divulgada pela gestora (18).
O economista-chefe José Pena e Bruno Campos argumentam que parece ficar mais claro que o crescimento médio de 2023, lamentavelmente, está irremediavelmente comprometido por um início de ano ainda letárgico. O número 💥️está abaixo do consenso pelo mercado, medido pelo relatório Focus, de 2,01%.
“Sob tamanha indefinição e fraqueza da atividade, não se pode esperar uma recuperação relevante do mercado de trabalho no futuro próximo, sobretudo no setor formal”, explicam.
Para eles, é plenamente razoável esperar a manutenção de um comportamento benigno dos índices de preços, em particular o IPCA, que provavelmente ficará, pelo segundo ano consecutivo, abaixo do centro da meta de inflação, definida em 4,25% para 2023.
“Esse quadro de menor vigor da recuperação da atividade (que produz um fechamento mais lento do chamado hiato negativo do PIB) certamente gera consequências sobre a evolução da política monetária. Sem maiores pressões inflacionárias no futuro próximo, a elevação da taxa básica de juros (Selic) pode ser adiada. Até então esperávamos o início desse processo no último trimestre de 2023. Agora antevemos o começo do ciclo de alta em 2023”, concluem.
O que você está lendo é [Porto Seguro corta projeção do PIB para 1,8%].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments