Brasil teve mais uma década perdida, diz pesquisa

Desempenho da década atual deverá ser ainda pior do que o da década de 1980, também conhecida como a “década perdida” (Pixabay)

A década de 2011-20 provavelmente será a pior dos últimos 120 anos em termos de crescimento econômico, segundo artigo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (💥️FGV Ibre). Com base em informações da Secretaria de Política Econômica do 💥️Ministério da Economia, estima-se que o desempenho seja ainda pior do que o da década de 1980, também conhecida como a “década perdida”, quando o crescimento médio do PIB era de 1,6% ao ano.

💥️Ibovespa pode ter 2 estreantes em abril; Taurus entra no IBrX 100

💥️Algo parecido com o que aconteceu no último ciclo de alta da Bolsa está prestes a se repetir. Veja como é possível ganhar ate +2.691% com estes ativos

A média do crescimento do PIB no Brasil entre 2011 e 2018 foi de 0,5% a.a contra 1,6% da década de 1980. Sobre o PIB per capita, a média chega no negativo, -0,3% a.a, igualando-se ao percentual médio de 1981-90. Segundo a secretaria, esse cenário é fruto do crescimento da dívida pública e, por consequência, do aumento dos desequilíbrios na economia.

Para que a década atual não se torne a pior, seria preciso que o PIB brasileiro subisse 5,7% em 2023 e 2023, feito bastante improvável na visão dos analistas.

“Para que o PIB per capita volte a crescer de maneira sustentável, é necessário que as reformas estruturais ocorram”, explica a secretaria. Por isso, há uma grande expectativa em torno da reforma da Previdência. “A Nova Previdência é condição necessária para o equilíbrio fiscal de longo prazo da economia, melhorando o ambiente de investimento e evitando uma nova década perdida”, completa.

O que você está lendo é [Brasil teve mais uma década perdida, diz pesquisa].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...