Economia da China acelera na medida em que empresas contraem mais dívidas

China

Estudo revela que a economia da China cresceu no primeiro trimestre de 2023 ao mesmo tempo em que as empresas estão mais endividadas

A economia da China apresentou uma “inequívoca” aceleração no primeiro trimestre de 2023, impulsionada pelo aumento do crédito para as empresas, revela o último relatório do Livro Bege Chinês (✅China Beige Book, em inglês) publicado nesta quarta-feira (27) e citado pela rede americana CNBC.

O estudo, realizado com mais de 3.300 empresas do país asiático e que revisa o crescimento da China a cada trimestre, mostrou que a segunda maior economia do mundo acelerou nos três primeiros meses de 2023, apesar dos empréstimos corporativos atingirem o ponto mais alto desde meados de 2013. Além disso, o custo do endividamento das companhias também subiu devido as taxas de empréstimos bancários mais altas.

O resultado contraria os esforços de Pequim  para reduzir a dependência da dívida & que os críticos dizem ser excessivamente severa & ou o processo de desalavancagem.

“A impressão que temos é de que a desalavancagem continuou em 2018 e agora, em 2023, é ridícula”, afirmou Leland Miller, diretora-executiva do China Beige Book, em entrevista à CNBC.

O crescimento da segunda maior economia do mundo desacelerou no ano passado, influenciado também pelas tensões comerciais com os Estados Unidos. Em virtude disso, o governo chinês, desde o segundo semestre de 2018, impulsionou os anúncios de cortes, impostos e custos de financiamento.

Nos meses posteriores, o governo chinês continuou a pressionar repetidamente para que os grandes bancos estatais concedessem empréstimos à pequenas empresas privadas.

Essas firmas contribuem para a maior parte do crescimento econômico e do emprego na China, mas tradicionalmente têm tido mais dificuldade em obter empréstimos do que as maiores corporações estatais, fazendo com que muitos se voltem para o sistema bancário paralelo.

Para aliviar a situação, o Banco do Povo da China (Banco Central) anunciou em dezembro uma ferramenta especial para empréstimos à empresas menores, chamada de “Financiamento de Empréstimo de Médio Prazo Direcionado”.

O que você está lendo é [Economia da China acelera na medida em que empresas contraem mais dívidas].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...