Avianca Brasil é impedida de decolar voos no aeroporto de Guarulhos
Companhia aérea, que está em recuperação judicial, precisa retomar pagamentos para voltar a decolar no Aeroporto de Guarulhos. Na foto, a área de embarque do Terminal 3 (Divulgação/GRU AIrport)
A 💥️Avianca Brasil não poderá decolar seus voos no aeroporto de Guarulhos (SP) a partir de sexta-feira (12), exceto caso a companhia aérea retome pagamentos pelo uso das instalações do terminal, afirmou a operadora do aeroporto, 💥️GRU Airport, em nota obtida pelo 💥️Money Times.
“A GRU Airport informa aos passageiros que tenham viagens domésticas agendadas com a Oceanair Linhas Aéreas S.A. (“Avianca Brasil”), em recuperação judicial, que, a partir de 12 de abril de 2023, os voos operados pela Avianca Brasil serão autorizados a decolar mediante o repasse, à vista, ao aeroporto das respectivas tarifas”, informa em nota a operadora do aeroporto.
“A companhia aérea foi notificada da mudança do critério de cobrança das tarifas, a fim de que possa adotar as medidas necessárias para evitar atrasos na liberação dos voos”, acrescenta a empresa.
💥️Recuperação judicial
A Avianca Brasil pediu recuperação judicial em dezembro de 2018 e desde então tem enfrentado pedidos de retomada de aviões de sua frota por parte de empresas de leasing.
No dia 5 de janeiro, uma aeronave da Avianca💥️ foi impedida de decolar em Brasília em razão de uma proibição judicial. Credores que arrendam aviões para a companhia aérea obtiveram uma liminar para a penhora do veículo com vistas a receber os valores devido pela empresa a eles.
Nesta quinta-feira, a💥️ Coluna do Broad, do Estadão, informou que a 💥️Avianca Brasil teria seu plano de recuperação judicial homologado hoje, abrindo caminho para que a 💥️Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) de o aval para a criação de aval para a constituição das Unidades Produtivas Isoladas (UPIs) que serão leiloadas.
Disputa e concorrência
A 💥️Gol (💥️GOLL4) 💥️fechou acordo para participar do processo de aquisição de ativos da Avianca Brasil, uma vez que a 💥️Azul (💥️AZUL4) é também uma das interessadas. A linha de crédito foi concedida pela Corporação de Investimento Privado no Exterior (OPIC), instituição financeira do governo americano que fomenta investimentos de empresas americanas em mercados emergentes.
Na avaliação do💥️ Departamento de Estudos Econômicos do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (DEE/Cade), o transporte aéreo brasileiro apresenta características suficientes para levantar preocupações concorrenciais e a 💥️Avianca não deveria ir para mãos da Azul, Gol ou Latam.
Segundo o Cade, o setor possui particularidades que levam à limitação da competição, como barreiras legais à entrada, barreiras de infraestrutura em aeroportos e altos níveis de investimento para a operação, o que, conjuntamente, torna o mercado bastante concentrado.
Neste contexto, segundo o estudo do órgão regulador, os mercados que constam no acordo de recuperação judicial da Avião são extremamente concentrados e qualquer empresa que venha a adquirir os ativos poderia gerar riscos à concorrência.
O que você está lendo é [Avianca Brasil é impedida de decolar voos no aeroporto de Guarulhos].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments