Expectativa de criação de empregos para o 3º trimestre cresce 11%, aponta ManpowerGroup
Houve um crescimento de 11% na expectativa de emprego, com elevação de três pontos percentuais em relação ao trimestre anterior (Imagem: Wikimedia Commons)
A expectativa da geração de empregos no Brasil para o terceiro trimestre teve uma alta 11%, com elevação de três pontos percentuais em relação ao trimestre anterior e sete pontos percentuais em comparação com o mesmo período de 2018, revela um levantamento realizada pelo💥️ ManpowerGroup.
As maiores responsáveis pelo aumento foram as grandes empresas, com 27% da expectativa de emprego.
Segundo a Pesquisa de Expectativa de Emprego, 17% dos empresários brasileiros pretendem ampliar o número de contratações para o 3º tri de 2023. Além disso, 74% disseram que irão manter o quadro atual de empregados. Ao todo, foram ouvidos 59 mil empregadores em 44 países. Desses, 850 eram brasileiros.
“A estabilidade nos indicadores da pesquisa reforça que as empresas aguardam as definições do cenário econômico, mas já se preparam para a retomada das contratações. Entre os pontos positivos que a pesquisa apresenta, o destaque é o retorno do otimismo dos profissionais de Construção, setor que estava em queda nos últimos anos, e os empresários cariocas que, pelo segundo trimestre consecutivo, sinalizam que pretendem retomar as contratações”, reforça Nilson Pereira, CEO do ManpowerGroup Brasil.
Gráfico que demostra a expectativa de crescimento de empregos no Brasil em comparação com a sua década
Em comparação com os outros países ouvidos pela ManpowerGroup, o Brasil aparece na 15ª colocação, ao lado da Guatemala. A lista é liderada por Japão (+25%), Taiwan (+22%) e Estados Unidos (+21%). Por outra lado, os indicadores menos otimistas são da Espanha, Itália e Argentina, com 1% cada, e Hungria que, com & 2%, apresenta a pior expectativa.
Setores analisados
Entre os setores analisados, a Agricultura, Pesca & Mineração (+19%), Finanças/Seguros & Imobiliário (+13%) e Comércio Atacadista & Varejista (+13%) foram o que mais contribuíram para melhorar taxa na expectativas de novos empregos. O setor de Construção apresentou a maior alta, com expectativa de 8%, 12 ponto percentual melhor do que o registrado no trimestre anterior.
Já o estado que mais cresceu foi o Paraná, com 16% de elevação e 1 ponto percentual maior do que em relação ao trimestre anterior 8 ponto percentual em relação ao mesmo período do ano passado, seguido pelos estados de São Paulo e Minas Gerais, com 14% e 13%, respectivamente. No Rio de Janeiro, pelo segundo trimestre consecutivo, os empregadores demonstram uma expectativa positiva, com 5%; 10 ponto percentual melhor em relação ao mesmo período do ano passado.
O que você está lendo é [Expectativa de criação de empregos para o 3º trimestre cresce 11%, aponta ManpowerGroup].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments