Lição de incerteza: errei no Enem uma pergunta sobre meu próprio livro

Livro "A resistência" foi tema de questão do Enem 2024 Livro "A resistência" foi tema de questão do Enem 2024 Imagem: DIRCEU PORTUGAL/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Se há algo preciso na literatura é seu perpétuo perigo de imprecisão. Se alguma certeza a literatura tem a oferecer, é a de que está fadada à incerteza, de que em seu mundo a imperfeição de sentidos sempre terá a palavra final. Essas sentenças podem parecer prontas demais, meras formulações do paradoxo que às vezes se converte em nosso grande vício de pensamento. Mas nunca as tinha sentido tão verdadeiras quanto agora, depois do estranho caso que esta semana se passou.

Desde o fim da tarde de domingo começavam a pulular as mensagens, simpáticas, festivas, até eufóricas. Havia caído uma pergunta sobre meu livro "A resistência" no Enem e os amigos se apressavam em me dar a notícia, em alardear que quatro milhões de pessoas haviam sido expostas no mesmo instante a um parágrafo meu, e que aquilo era motivo de grande honra. Senti de fato essa alegria vaidosa que jamais deveria render uma crônica. Mas senti também um súbito e inegável receio de que falhasse a minha comunicação com aqueles quatro milhões de jovens, que naquela tensa situação de prova poderiam odiar minhas abstrações, meus adjetivos excessivos, meus significados esquivos, minha sintaxe sinuosa demais.

Questão sobre obra de Julián Fuks no Enem 2024 Questão sobre obra de Julián Fuks no Enem 2024 Imagem: Reprodução

O que você está lendo é [Lição de incerteza: errei no Enem uma pergunta sobre meu próprio livro].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...