Apoiar alunos na transição para o 6º ano melhora desempenho escolar

Escolas precisam garantir que cada estudante inicie essa nova etapa com confiança e autonomia Escolas precisam garantir que cada estudante inicie essa nova etapa com confiança e autonomia Imagem: Rodolfo Santos/Getty Images/iStockphoto

O período de transição da infância para a adolescência traz mudanças significativas na vida dos estudantes. Ao atingirem os seus 11 ou 12 anos, as transformações físicas e psicológicas se acentuam e cada indivíduo aprende, se desenvolve e estabelece suas relações de múltiplas formas, em uma fase marcada pela sua pluralidade de vivências.

Embora sejam considerados aptos a lidar com certas situações de forma independente, eles ainda carregam características da infância, o que os faz parecer, por vezes, pequenos para assumir tantas responsabilidades.

Quando chegam no 6º ano do ensino fundamental (6º ao 9º ano), a antiga 5ª série, os estudantes vivenciam momentos em que ansiedade e expectativa se misturam diante de um novo cenário: aumento do número de disciplinas, professores e avaliações. Eles precisam se adaptar a novos horários e salas de aula, ou a uma nova escola e, em alguns casos, até a uma nova rede de ensino, passando da municipal para a estadual, dependendo do município onde residem.

O que você está lendo é [Apoiar alunos na transição para o 6º ano melhora desempenho escolar].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...