Festas juninas agitam a cidade e divertem adultos e crianças

newsletter Pitaco da Maritaca enviada na última sexta (23). Quer receber as dicas completas da Maritoca, com o texto principal e mais informações, no seu email nas próximas semanas? Cadastre-se aqui!

💥️***

Festa Junina é imbatível! Se não gosta da dança, tem os quitutes, se não gosta do frio, tem a fogueira, se não gosta das "bombinhas" e dos rojões, tem a música. Antes de ser Junina era Joanina, antes de ser cristã era pagã, e antes de ser brasileira era portuguesa. Essa festa chegou ao Brasil no século XVI, trazida pelos portugueses. Ainda na Europa, foi criada para celebrar o solstício de verão (que acontece por lá em junho), e tinha o objetivo de afastar as pragas das plantações. Mais tarde, a Igreja Católica transformou a festa num evento católico para comemorar o dia de São João. Tá aí uma das boas tradições da nossa história que atravessou séculos e tem presença forte na nossa vida até hoje.

Na minha infância, adorava ir à quermesse da Igreja do Calvário, em Pinheiros, e jogar nas barracas para ganhar um pintinho de prenda. Levava os bichinhos para o apartamento, toda feliz, mas, normalmente, os pobres pintinhos morriam. Minha mãe dizia que era de frio, então a gente deixava uma luminária acesa o dia todo para aquecê-los, mas não adiantava muito. Teve um que sobreviveu e ficou andando no meu apartamento até virar um franguinho. Levamos para a chácara da família e ele virou meu galo de estimação. Até que meu pai resolveu cozinhar o galo escondido de mim, percebi que era o meu bichinho antes de comer e lembro até hoje como esbravejei e chorei. E, você, tem algum causo junino para contar para uma criança? Sente ao lado da fogueira, se aqueça e passe uma boa história adiante.

Um pouco mais sobre a história da festa junina

A origem da quadrilha

Receitas juninas para fazer em família

Para deixar a casa em clima de arraial

Pitacos da Maritoca

💥️PITACO DE LIVRO

Montagem com arte de capa do livro "Aventuras de Pedro Malasartes" de Nelson Albissú - Divulgação - Divulgação Matheus Nachtergaele e Selton Mello interpretaram Chicó e João Grilo em "O Auto da Compadecida" - Reprodução - Reprodução

Assista ao trailer do filme

Veja um pouco sobre o livro

💥️PITACO DE MÚSICA

Imagem de capa do álbum "São João do Carneirinho" - Divulgação - Divulgação pitacodamaritaca@gmail.com

Só na newsletter

Receba dicas culturais semanais exclusivas assinando nossa newsletter

O pode receber uma parcela das vendas pelos links recomendados neste conteúdo.

💥️*

Um fazendeiro excêntrico cria um safári africano, uma cidade famosa por seus caixões? Em '💥️OESTE' nova série em vídeos do YSOKE, você descobre estas e outras histórias inacreditáveis que transformam o Centro-Oeste brasileiro. Assista:

Siga 💥️Ecoa nas redes sociais e conheça mais histórias que inspiram e transformam o mundo
https://www.instagram.com/ecoa_uol/
https://twitter.com/ecoa_uol

O que você está lendo é [Festas juninas agitam a cidade e divertem adultos e crianças].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...