No TEDx Amazônia, a presença mais impactante foi a da fumaça sobre Manaus

A fumaça das queimadas que cobriu Manaus não deixava ver a outra margem do Rio Negro A fumaça das queimadas que cobriu Manaus não deixava ver a outra margem do Rio Negro Imagem: Tati Schibuola/UOL

Ao desfazer minha mala, percebo que todas as roupas cheiram a fogueira — não frequentei luau nenhum. Eu voltava da minha primeira viagem a Manaus, no meio da Amazônia. Nos três dias em que estive ali, o ar permaneceu tomado de fumaça. Na primeira vez que vi o Rio Negro, não pude enxergar a outra margem por causa da neblina.

Outubro foi o pior mês dos últimos 25 anos em relação aos incêndios, que queimam florestas no oeste do Pará. Carregadas pelo vento, fuligem e fumaça se espalham continente adentro.

Tenho certeza de que não foi intencional, mas não houve presença mais impactante no TEDx Amazônia, evento realizado entre 2 e 4 de novembro, e que reuniu ativistas, empreendedores, cientistas, influenciadores, líderes indígenas e comunitários. Respirar o ar tóxico traz a certeza de que é preciso agir, urgentemente, pela preservação da floresta. Se pra você ativismo ambiental ainda parece um grande mimimi, divido coisas que aprendi e que ajudam a entender por que esse lance de Amazônia é, sim, problema seu.

O que você está lendo é [No TEDx Amazônia, a presença mais impactante foi a da fumaça sobre Manaus].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...