Algodão hidropônico pode revolucionar a indústria sustentável da moda

Nova técnica desenvolvida por empresa da Espanha pode revolucionar a indústria da moda europeia Nova técnica desenvolvida por empresa da Espanha pode revolucionar a indústria da moda europeia Imagem: Getty Images/iStockphoto

David René Rodríguez, cofundador da produtora de algodão Magtech, conhece de perto o lado sombrio da indústria da fast fashion. O empresário trabalhou quatro anos em Bangladesh e dois anos na Tunísia para um fabricante têxtil espanhol. "São criados muitos empregos, mas com um preço muito alto para o meio ambiente", afirma.

De acordo com Rodríguez, o algodão, cujo cultivo exige muita água, utilizado em fábricas instaladas em países onde a produção de roupas é mais barata, vem de todos os cantos do mundo. Nessas fábricas, as condições de trabalho são precárias, sobretudo nas da indústria da fast fashion, mas os funcionários "são gratos por terem um emprego", acrescenta.

De acordo com o Deutsches Umweltinstitut, mais de 25 mil toneladas de algodão são produzidas anualmente em todo o mundo. Os principais produtores são a China e a Índia, cada um com um volume de colheita superior a 6 milhões de toneladas por ano, seguidos pelos Estados Unidos, com cerca de 3 milhões de toneladas. "Muito vem da China com selos verdes falsificados", diz Rodríguez.

O que você está lendo é [Algodão hidropônico pode revolucionar a indústria sustentável da moda].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...