É possível reduzir a zero o consumo de combustíveis fósseis?

acordo histórico para a redução do consumo global de petróleo, gás e carvão, os principais causadores do aquecimento global.

O documento final estabeleceu como limite o ano de 2050 para zerar as emissões líquidas do setor, o que deve ser feito por meio de uma transição acelerada nesta década.

Os combustíveis fósseis geram emissões de gases poluentes e gases de efeito estufa, ou seja, amplificam o aquecimento da temperatura média do planeta, contribuindo para acelerar as mudanças climáticas. Os impactos associados a isso ocorrem em efeito cascata com consequências perigosas para os ecossistemas e a saúde humana, além de gerar implicações econômicas.

Relacionadas

hidrogênio verde

prêmio Fóssil do Dia na COP28, por ser uma sinalização contrária à necessidade de redução de exploração do petróleo.

Existe algum prazo para reduzir a zero o consumo de combustíveis fósseis?

Não. Mas uma das metas estabelecidas pelo Acordo de Paris é a de atingir o net zero, isto é, o equilíbrio entre a quantidade de gases de efeito estufa produzida e a quantidade removida da atmosfera, até 2050. Até lá, há uma meta intermediária: as emissões globais líquidas de dióxido de carbono (CO2) geradas pela atividade humana precisam cair cerca de 45% até 2030 em relação aos níveis de 2010.

No entanto, vale ressaltar que alcançar a neutralidade de carbono requer uma transição completa para fontes de energia limpa e renovável, o que pode levar décadas e exigir mudanças significativas nos sistemas de energia, transporte, indústria e agricultura em todo o mundo. O sucesso na redução desses recursos depende da implementação efetiva de políticas ambiciosas, avanços tecnológicos e cooperação internacional.

Fonte: ✅Rodrigo Santiago, chefe do Departamento de Engenharia de Petróleo da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), e Andrea Santos, coordenadora do Laboratório de Transporte Sustentável do COPPE/UFRJ (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro)

O que você está lendo é [É possível reduzir a zero o consumo de combustíveis fósseis?].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...