A bota de salto alto de Marcos Frota e o que ela nos diz sobre gênero
Esse é por anos um molde disseminado na nossa sociedade, servindo apenas para reforçar estereótipos de gênero, que por consequência aumentam as desigualdades e deixam de fora dessa mesma sociedade outras expressões de gênero e violenta quem "foge dessa norma".
A imagem de um homem usando uma bota de salto é algo que foge aos padrões tradicionais de masculinidade que temos vivenciado. A reação pública, em notícias em portais e páginas de redes sociais, mostra pra todas as pessoas que nós ainda temos um choque com relação à quebra desses padrões - algo que deveria ser natural, uma vez que tais estereótipos nem deveriam existir.
E pior, ainda reforça o padrão não apenas pelos comentários depreciativos, piadas e questionamentos sobre masculinidade do ator. Mas reforça também ao chamar uma bota de "masculina". Afinal, ela é para usar no pé e não na genitália, mesmo que genitália definisse gênero (o que não é verdade).
E esse tem sido um dos grandes problemas com relação à quebra de estereótipos de gênero: nós nem sequer ainda conseguimos tirar o gênero de roupas, de calçados, de brinquedos. Ainda chamamos roupas de masculinas ou femininas, brinquedos de menina ou menino, e assim por diante, aprisionando as pessoas em caixas pré-concebidas, sufocando suas individualidades e autenticidades.
Numa época em que lutamos tanto por equidade de gênero através do feminismo, por exemplo, de encontro com ainda temos a questão da performance da masculinidade, da masculinidade tóxica, e esse início de discussão necessária que se dá ainda de forma muito lenta.
A história de Marcos Frota usando uma "bota de salto masculina" é uma amostra real e recente de que ainda há muito trabalho a ser feito para alcançar uma sociedade livre de estereótipos de gênero.
Que seja também um lembrete para que percebamos que os passos dessas botas, têm pressa.
O que você está lendo é [A bota de salto alto de Marcos Frota e o que ela nos diz sobre gênero].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments