Com calor de 50ºC, apicultores do Iraque precisam retirar as abelhas do país

No centro do Iraque, 💥️"não há água e não há plantas", explica Aliaui, de 43 anos, vice-presidente da Associação de Apicultores de Najaf.

💥️Para encontrar verde e forragem, a abelha deve se deslocar em distâncias cada vez mais longas. "Quatro ou cinco quilômetros" em vez de algumas centenas de metros, indica.

"Isto afeta sua estimativa de vida. A operária, em boas condições, pode viver 60 dias. Nas circunstâncias atuais, apenas 20 (dias)", explica o apicultor, recordando que a temperatura ideal para uma abelha fica entre entre 30ºC e 35ºC.

💥️No início dos anos 2000, uma colmeia produzia entre 20 e 25 quilos ao ano, hoje não supera os cinco quilos.

Nesta manhã de julho, Aliaui e sua equipe, com o rosto protegido por um chapéu de apicultor, inspecionam as colmeias de Al-Reghila.

Equipados com um defumador - cuja fumaça acalma as abelhas - eles levantam as tampas e retiram vários favos. Sobre os alvéolos de cera, as operárias se reúnem em torno da rainha, a maior delas.

Uma prolongada seca no Iraque e o aumento das temperaturas estão afetando a vida útil das abelhas e prejudicando a produção de mel - Ahmad AL-RUBAYE - Ahmad AL-RUBAYE Apicultores inspecionam caixas de colmeias e os favos de mel dentro delas na aldeia central iraquiana de Al-Reghila - Ahmad AL-RUBAYE - Ahmad AL-RUBAYE

Em um país onde há redemoinhos de areia sequenciais, "quando uma tempestade chega, se as abelhas saem, a metade não conseguirá voltar", lamenta ela, que já liderou mulheres no Sindicato de Apicultores Árabes.

Apesar dos desafios, sua paixão permanece intacta. Ela mantém cerca de 40 colmeias sob uma cobertura no quintal de sua casa em Babilônia. Protegida das abelhas voadoras e com uma faca de cozinha em mãos corta um grande favo de mel para uma degustação improvisada.

💥️*

Um fazendeiro excêntrico cria um safári africano, uma cidade famosa por seus caixões? Em "💥️OESTE", nova série em vídeos do YSOKE, você descobre estas e outras histórias inacreditáveis que transformam o Centro-Oeste brasileiro. Assista:

Siga 💥️Ecoa nas redes sociais e conheça mais histórias que inspiram e transformam o mundo
https://www.instagram.com/ecoa_uol/
https://twitter.com/ecoa_uol

O que você está lendo é [Com calor de 50ºC, apicultores do Iraque precisam retirar as abelhas do país].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...