Lago no Canadá pode provar que humanidade mudou o planeta

Relacionadas

Debaixo de seus 24 metros de profundidade, argumentam os pesquisadores por trás do estudo apresentado nesta terça-feira, 11, está a prova de que o planeta adentrou uma nova e desafiadora era geológica:💥️ o Antropoceno, caracterizado pelo impacto massivo e desestabilizador da ação humana sobre o planeta.

Os sedimentos que se depositaram no fundo do lago a partir da segunda metade do século 20 contêm vestígios de explosões nucleares, cinzas decorrentes da queima de combustíveis fósseis e microplásticos - indícios de que o Holoceno, após 11.700 anos, teria chegado ao fim, segundo Andy Cundy, professor da Universidade de Southampton e um dos pesquisadores envolvidos no estudo.

Líder do grupo e professor da Universidade College London, Simon Turner diz que o lago é um arquivo geológico "extraordinário" porque registrou e gravou com precisão as mudanças ambientais ao longo do último milênio - 💥️mudanças essas que têm adquirido contornos cada vez mais dramáticos, com extinção de espécies, desmatamento, poluição e eventos climáticos de proporções inéditas.

Lago Crawford no Canadá - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto

O estudo, conduzido ao longo da última década, ainda precisa ser aprovado por dois comitês antes de ser validado pela União Internacional de Ciências Geológicas (IUGS), órgão científico internacional que decide sobre a nomeação de capítulos geológicos na história da terra.

Nos próximos meses, o grupo de cientistas deve selecionar outros locais que poderiam ajudar geólogos a localizar o Antropoceno em outros ambientes como corais e pântanos.

Antropoceno teria começado nos anos 1950

Lago Crawford no Canadá - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto

No caso do Antropoceno, esse elemento seria o plutônio liberado nos testes das bombas atômicas e encontrado tanto no sedimento do lago Crawford quanto em outras localidades examinadas pelo grupo.

Segundo Cundy, isso significa que 1952 - quando os Estados Unidos testaram, pela primeira vez, uma grande bomba de hidrogênio nas Ilhas Marshall - poderia se tornar o ano que marca o Antropoceno, já que pequenas explosões anteriores teriam deixado principalmente marcas regionais.

Embora alguns especialistas argumentem que o Antropoceno teria começado no início da Revolução Industrial, entre os séculos 18 e 19, os pesquisadores dizem que não encontraram mudanças profundas antes dos anos 1950, quando um rápido crescimento populacional e econômico impulsionou as emissões de dióxido de carbono e vestígios de armas nucleares se infiltraram na natureza.

O que você está lendo é [Lago no Canadá pode provar que humanidade mudou o planeta].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...