Abaixo a chibata!: Ele iniciou revolta apontando 80 canhões para o RJ

Oficialmente, as chibatadas foram proibidas em 1890 na Marinha do Brasil, mas o castigo era frequentemente testemunhado por Cândido.💥️ Revoltado, ele liderou a tomada de quatro navios de guerra na Baía da Guanabara contra os abusos ilegais.

💥️O grupo reivindicava o fim dos castigos físicos, redução da jornada de trabalho, anistia para os revoltosos e melhores condições de trabalho. Ou haveria guerra.

Cerca de 80 canhões foram apontados para o Rio de Janeiro. Um tiro de advertência atingiu um cortiço e matou duas crianças. O clima era de tensão.

"Não podíamos admitir que na Marinha do Brasil um homem ainda tirasse a camisa para ser chicoteado por outro homem", João Cândido, em entrevista ao Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, março de 1968.

Os marinheiros foram apoiados pela população e ganharam destaque na imprensa. Afinal, era uma rara revolta na história das Marinhas no mundo. As notícias contagiaram soldados e marujos no Brasil.💥️ Durante cinco dias, a cidade e o país pararam para ver a revolta liderada por Cândido.

Viva a liberdade!
Abaixo a chibata!"
💥️, frases de gritos e cartazes na Revolta da Chibata

Marinheiros liderados por João Cândido Felisberto - Reprodução - Reprodução João Cândido à direita - Reprodução - Reprodução 'Quando morreu, em 1969, João Cândido ainda inspirava medo nas autoridades', afirma o jornalista Fernando Granato - Arquivo Nacional - Arquivo Nacional

Siga 💥️Ecoa nas redes sociais e conheça mais histórias que inspiram e transformam o mundo
https://www.instagram.com/ecoa_uol/
https://twitter.com/ecoa_uol

O que você está lendo é [Abaixo a chibata!: Ele iniciou revolta apontando 80 canhões para o RJ].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...