Com nomes como Shrek, botos ajudam pescadores e deixam saudade ao morrer
Relacionadas
Safico é um dos pescadores que faz uso dessa modalidade que existe a cerca de 150 anos na região. Ele começou cedo, ainda adolescente, a cooperar com os botos na pesca e aprendeu com o pai, também pescador, quando levava almoço para ele na beira do rio.
"Minha relação com os botos é imensa pois esse mamífero só faz o bem para toda população ribeirinha da nossa cidade", comenta.
Pescadores são amigos de Scooby e Shrek
Eletrônico, Espinafre, Shrek e Estrelinha são alguns dos nomes que Safico deu para os botos com quem "trabalha". A prática de nomear os bichinhos não é exclusiva dele.
Tancredo, Juscelino, Figueiredo, Chinelo, Galha Torta, Baila Comigo, Lata Grande, Scooby, Borracha, Robin, Batman e Jade são alguns dos botos nomeados por outros pescadores.
Eles alcançam cerca de 3,5 metros de comprimento e chegam a pesar 300 quilos, mas por Laguna já foi encontrado um que chegava perto de quatros metros e pesava mais de 500 quilos.
Não se sabe ao certo como Caroba morreu, há quem diga que foi pela idade e há quem diga que foi por pesca predatória.
Boto em Laguna, Santa Catarina💥️De acordo com a Lei de Crimes Ambientais, matar botos prevê pena de prisão de cinco anos.
Como um alerta a todos esses perigos e para sensibilizar os pescadores, em 2023 foi criado o Memorial dos Botos. Uma espécie de cemitério, com cruzes espetadas no solo e com os nomes e as fotos dos botos mortos. É lá que está Caroba junto com dezenas de outros animais.
O que você está lendo é [Com nomes como Shrek, botos ajudam pescadores e deixam saudade ao morrer].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments