Conhecido como casamenteiro, Santo Antônio começou pregando para... peixes
Relacionadas
Nobre e estudioso
Fernando Antônio de Bulhões nasceu na capital portuguesa, em 15 de agosto de 1195. De família burguesa, teve acesso a boas escolas e livros e demonstrava muito interesse pelos estudos.
Aos 18 anos de idade decidiu ingressar na vida religiosa e procurou o Mosteiro de São Vicente de Fora, na cidade de Coimbra, também em Portugal. Lá, se tornou cônego regular agostiniano.
Naquela época, aprendeu os ensinamentos de Santo Agostinho, considerado por estudiosos o principal teólogo do cristianismo e também um dos melhores filósofos.
Em 1220 conheceu a Ordem Franciscana, sentiu-se atraído pela humildade e simplicidade com que viviam e pregavam e decidiu se juntar a eles. Para marcar a sua mudança de vida, de agostiniano para franciscano, deixou para trás o nome de batismo e adotou o nome Antônio.
Como franciscano, pregou em Portugal, na França e na Itália, e se destacou por ser habilidoso e carismático em seus sermões. Atraia multidões por onde passava.
Tal talento o levou a ser convidado para entrar no Capítulo Geral da Ordem Franciscana pelo próprio fundador, São Francisco de Assis. Sua vida foi breve, no entanto, e ele morreu aos 36 anos de idade na cidade de Pádua, na Itália, em 13 de junho de 1231, vítima de uma tuberculose.
Por sua dedicação à fé e sua capacidade de realizar milagres, Antônio foi canonizado um ano após sua morte, em 1232, pelo Papa Gregório 9º.
Da mesma forma, os pães que são abençoados nas festas do santo levam a multiplicação da palavra de Jesus e do alimento, aqui literalmente. Já a criança no colo dele representa o Menino Jesus.
Sincretismo religioso
https://www.instagram.com/ecoa_uol/https://twitter.com/ecoa_uol
O que você está lendo é [Conhecido como casamenteiro, Santo Antônio começou pregando para... peixes].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments