Bruce Albert: Parece que o governo Lula não é capaz de cumprir promessas

️ Ecoa, Bruce fala da luta, de seu legado, do impacto negativo do governo Bolsonaro e de panoramas para o futuro do governo Lula. O spoiler: a solução está longe de chegar.

Relacionadas

Quem compra ouro não está nem aí para Amazônia. 💥️Bruce Albert, antropólogo e escritor

Comprar

Comprar

Menget fez a ponte e Bruce recebeu uma carta que procurava estudantes para fazer um trabalho em Roraima. No documento, avisavam sobre perigos para estrangeiros como doenças e a reputação dos yanomamis de guerreiros xamãs. "Não me impressionou nada, com 20 anos eu só queria aventura e sair da França".

Foi assim que chegou ao rio Catrimani, em Roraima, em 1974, onde ficou por conta própria.

"É claro que me senti sozinho. É uma aventura muito solitária", ele diz, relembrando o choque cultural, físico e de idioma. Aprendeu português com padres italianos nas missões. E, sem falar yanomami, passou tempos difíceis. "Dizem que antropólogos estudam, mas hospedado em uma maloca com 50 pessoas, o estudado era eu. Me colocavam para fazer caminhadas no mato... passei pelo período de prova com sucesso e, depois de ganhar a confiança, me senti bem com eles. Virou uma experiência de muita solidariedade, simpatia e prazer", ele conta.

O período em que Bruce chegou ao Brasil não era amistoso para indígenas e para quem defendia a causa. No auge da ditadura, os projetos de estradas que cortavam a Amazônia se concretizavam. Às margens das construções, o povo yanomami passava fome e vivia na miséria. "Ali, aprendi a dar injeções, tentávamos recuperar meninas prostituídas das empresas de desmatamentos... era tudo chocante".

Alguns anos depois, em 1985, os militares saíam do poder. Com a Constituição de 1988 e o retorno da democracia, o caminho parecia ascendente. "Tínhamos a sensação de estarmos nos dirigindo para um futuro melhor. Mas o garimpo surgiu logo na sequência, com o envolvimento das Forças Armadas, e em pouco tempo fomos impedidos de entrar em toda a área. Foi horrível", diz.

Fazer o possível para evitar o pior é o lema que permite aguentar psicologicamente. 💥️Bruce Albert

💥️Para ele, a única entidade que pode resolver a questão do crime organizado é o Exército. "Hoje, não há envolvimento. Estamos entregando o território e as fronteiras para o crime organizado em uma república pirata. É um câncer entre os dois países. Donos de garimpo são aliados à facção, ninguém pode entrar na região no centro do território. Para mim, a responsabilidade e omissão criminosa é do militar. Eles acham que são donos da república até hoje", afirma.

https://www.instagram.com/ecoa_uol/

https://twitter.com/ecoa_uol

O pode receber uma parcela das vendas pelos links recomendados neste conteúdo.

O que você está lendo é [Bruce Albert: Parece que o governo Lula não é capaz de cumprir promessas].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...