Coletivo LGBT combate transfobia pela capoeira

Relacionadas

Ainda durante a pandemia, ela se juntou a Quantik, Jhordan Lunarte e Tatis Moranguinho, seus alunos mais antigos, para treinar e acabou transformando a prática em um projeto, o Capoeira para Todes - que hoje oferece aulas e workshops a pessoas trans.

O que é o vogue femme

Manifestação artística, semelhante a um estilo de dança, o vogue femme foi criado no Harlem, bairro de Nova York, por pessoas trans e pretas que faziam parte da ballroom, comunidade que reunia afroamericanos e latinos em bailes LGBTQIA+ da cidade.

"Vogue não é dança, é uma forma de manifestação, existe um ritual para aquilo acontecer", explica Puma. Ligada ao glamour, à moda e à exclusividade, a cena ballroom, nas palavras da artista, expressa "tudo que o capitalismo ama, acessado por pessoas pretas e trans".

Parte do Coletivo Capoeira para Todes. Desde o pós-pandemia, o grupo está levando a mistura de capoeira e vogue para dezenas de países - Divulgação/Caio Oviedo - Divulgação/Caio Oviedo Parte do Coletivo Capoeira para Todes. Desde o pós-pandemia, o grupo está levando a mistura de capoeira e vogue para dezenas de países

Arte para 'modificar o futuro'

Com a proposta de trocar experiências e amor, como uma grande família, o coletivo está levando a proposta para diferentes países.

Segundo Puma, 💥️a proximidade racial e social entre os praticantes da capoeira e do vogue propiciou a junção de ambas como uma grande potência cultural.

"Eles queriam aprender movimentos que viam na roda [de capoeira], e [depois tudo se] misturou. Falavam da mesma coisa, só eram comunidades que não se encontravam. Gente preta, de favela, algumas trans, LGBT, e outras que estavam na risca do tráfico de drogas e iam para a capoeira, essas duas manifestações da quebrada", diz a artista.

💥Para Quantik, que ministra aulas de vogue, juntar arte e ancestralidade representa um caminho real para enfrentar a 💥️transfobia. "É uma mistura perfeita para comunicar a transgressão e modificar o futuro", afirma.

Siga 💥️Ecoa nas redes sociais e conheça mais histórias que inspiram e transformam o mundo

https://www.instagram.com/ecoa_uol/

https://twitter.com/ecoa_uol

O que você está lendo é [Coletivo LGBT combate transfobia pela capoeira].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...