Brics: Banco liderado por Dilma tem papel na agenda do clima

Relacionadas

💥️Juntos, os cinco países são responsáveis por cerca de 40% do consumo mundial de energia, o que os torna atores importantes para o cumprimento de acordos em prol do clima — a Organização das Nações Unidas (ONU) estima que o setor de energia seja responsável por dois terços das emissões de gases do efeito estufa no planeta.

Nesse cenário, como o NBD pode atuar na transição para uma economia de baixo carbono? Quais os desafios da instituição para alavancar iniciativas de sustentabilidade considerando diferentes perfis de emissão dos países-membros? 💥️Ecoa ouviu especialistas no assunto para explicar essas e outras questões.

Como funciona o Banco do Brics?

💥️Sediado em Xangai, na China, o NBD busca ampliar o financiamento para projetos, sejam eles públicos ou privados, voltados à infraestrutura e ao crescimento sustentável de economias emergentes e em desenvolvimento. A criação da instituição foi aprovada em 2014, durante a cúpula do Brics realizada em Fortaleza (CE).

Foi a partir desse momento que a temática ambiental passou a ter mais adesão junto ao Brics, observa Beatriz Mattos, pesquisadora do Brics Policy Center, centro de pesquisas vinculado ao Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio

Reunião da cúpula dos Brics na África do Sul, em 2018 - Getty Images - Getty Images Marina Silva, atual ministra do Meio Ambiente, terá papel fundamental na diplomacia brasileira em prol do clima - 16.jan.2023 - Reprodução/World Economic Forum - 16.jan.2023 - Reprodução/World Economic Forum Marina Silva, atual ministra do Meio Ambiente, terá papel fundamental na diplomacia brasileira em prol do clima

Como o Brasil pode se beneficiar

Com uma liderança do NBD alinhada a um governo defensor da agenda climática, diz Fabrício, o Brasil poderá se beneficiar de novos investimentos, a partir do ganho de credibilidade junto a parceiros internacionais.

"Quando tenho uma liderança com agenda clara e alinhada com esse desenvolvimento sustentável, consigo ter investidores e parcerias mais interessadas em fazer parte dessa agenda, tendo menor risco, porque não tenho uma mudança de pauta repentina", finaliza.

O que você está lendo é [Brics: Banco liderado por Dilma tem papel na agenda do clima].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...