Bactérias que comem plástico podem resolver o problema do lixo no planeta?

Você fica assustado de olhar para a imagem da ilha de plástico que flutua pelo Pacífico? A tensão aumenta quando paramos pra pensar que ela é muito maior que aquilo, mas grande parte é invisível, composta de microfragmentos de materiais que chegam ao mar.

O caos é tanto que partículas de plástico já foram achadas no ambiente mais limpo e estéril do mundo, a placenta que abriga o feto durante a gestação. É isso: você pode ter comido plástico antes mesmo de nascer.

Relacionadas

💥️Mas uma das soluções apontadas por cientistas para acabar com o problema são as bactérias que degradam plástico, micro-organismos invisíveis capazes de acabar com o lixo. Mas será que, se soltos ali no meio do oceano, dariam cabo de todas as garrafas PET, redes de pesca, canudos e toda sorte de lixo colorido?

Bactérias - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal Bactérias - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal Bactérias - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal Bactérias - NOAA - NOAA preparou umas dicas simples para você começar em casa;
  • Há indústrias que transformam resíduos em novos produtos de maior valor. Por exemplo, garrafas plásticas podem ser transformadas em roupas, tapetes ou mobiliário.
  • Outra tecnologia é o uso de plásticos biodegradáveis e de plásticos verdes. Os biodegradáveis são capazes de se decompor naturalmente em materiais mais simples e não prejudiciais ao meio ambiente, por meio de processos biológicos em condições específicas de temperatura e umidade.
  • Já os plásticos verdes são produzidos a partir de fontes renováveis, como amido de milho, cana-de-açúcar, mandioca, entre outros. Eles são considerados "verdes" porque essas fontes renováveis de matéria-prima são renováveis e, em teoria, são menos prejudiciais ao meio ambiente do que os plásticos produzidos a partir de fontes fósseis, como o petróleo. Mas é importante notar que os plásticos verdes não são biodegradáveis e poluem o ambiente, sim.
  • Há também o desenvolvimento de tecnologias para remoção de plásticos que já se encontram no ambiente. Funciona para partículas grandes, mas não com microplásticos. Como são praticamente invisíveis, a remoção é um desafio e tanto.
  • Lembre-se também de que há resíduos inevitáveis, como o tubo de uma pasta de dentes. Mas há outros, como talheres de plástico, que podem ser evitados. A mudança de hábito pode vir aos poucos.
  • O que você está lendo é [Bactérias que comem plástico podem resolver o problema do lixo no planeta?].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

    Wonderful comments

      Login You can publish only after logging in...