Governo: recomendações para uso de smartphones também para professores
Hoje começaram as aulas para muitos alunos. Há turmas que ainda não têm a totalidade dos professores necessários, mas o ano letivo terá mesmo que arrancar. No entanto, neste início de aulas o tema tem sido também... smartphones, e há uma recomendação do Governo.
Smartphones: professores devem usar apenas para caráter profissional
O Ministério da Educação (ME) enviou às escolas um documento com recomendações para o uso de telemóveis. Segundo o documento, é aconselhável que as 💥️recomendações sejam cumpridas por toda a comunidade escolar, e que sejam para alunos, professores, auxiliares de educação, etc.
💥️O documento refere que a utilização dos telemóveis por parte de docentes, técnicos especializados e auxiliares de ação educativa deve acontecer apenas em utilizações de caráter profissional, ou que a sua utilização seja feita em espaços não acessíveis aos alunos.
Na informação partilhada pelo Governo apela-se também à sensibilização das famílias e a comunidade escolar para a existência de alternativas aos smartphones, nomeadamente os dumbphones, sem ligação à internet e destinados meramente a chamadas telefónicas e SMS.
Até agora apenas 2% dos agrupamentos de escolas proibiram a utilização de smartphones. O Governo aconselha agora todos os estabelecimentos de ensino a seguir o mesmo caminho.
A crescente evidência científica sobre o efeito do uso de smartphones em crianças e jovens aponta no sentido de que o uso excessivo, desacompanhado e desadequado de smartphones e de redes sociais tende a prejudicar o seu desenvolvimento psicossocial e cognitivo.
Para além de questões relacionadas com a saúde mental, as principais preocupações passam por comportamentos persecutórios (cyberbullying), por exposição a conteúdo inapropriado, por violações de privacidade e pela diminuição da qualidade das interações sociais. São também sinalizadas preocupações quanto à maior distração e dificuldade de manter a atenção durante as aulas, o que prejudica o processo de aprendizagem dos alunos.
Em Portugal, as escolas têm autonomia para definir regras para o uso de telemóveis e smartphones no seu Regulamento Interno.
Documento pode ser lido aqui.
O que você está lendo é [Governo: recomendações para uso de smartphones também para professores].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments