Astronautas vão deixar de usar fraldas e passam a beber a urina filtrada como água

No espaço, não se cria, nada se perde, tudo se transforma. Pelo menos assim parece ser o objetivo traçado pela NASA para os seus astronautas. A ideia não é nova, mas agora poderá estar mais perto de passar à realidade.

Ilustração de um astronauta da NASA a fazer trabalho extraveicular e que tem necessidade de reciclar a sua urina

Protótipo de dispositivo vestível para recolher a urina dos astronautas. Imagem: NASA

Como explicado num artigo publicado na revista Frontiers in Space Technology, todo o sistema é montado no fato de atividade extraveicular. Quando os sensores detetam a urina, uma bomba de vácuo liga-se e aspira o líquido para um filtro com pouco mais de 39 centímetros de comprimento nas costas do astronauta.

O filtro transforma a urina em água potável que pode ser adicionada ao reservatório de hidratação do utilizador. No entanto, este não é apenas um conceito no papel. Os cientistas dizem ter provado que o dispositivo é efetivamente útil e pode cumprir os requisitos de segurança.

Um ponto importante é que, pelo menos até agora, o sistema não foi testado num cenário real. Sim, funciona em terra, mas será que funciona no espaço? Por enquanto, serão efetuados mais testes na Terra para preparar o caminho para futuros testes em fatos espaciais. Com o tempo, saberemos se isto se tornará uma realidade.

A NASA, note-se, também está a trabalhar nas suas próprias iniciativas para filtrar a urina e transformá-la em água potável. Uma experiência realizada no ano passado demonstrou que um sistema denominado Sistema de Controlo Ambiental e de Apoio à Vida era capaz de reciclar a urina dos testes em 98%.

O que você está lendo é [Astronautas vão deixar de usar fraldas e passam a beber a urina filtrada como água].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...