É o fim da burla "olá Pai, olá Mãe"? Saiba o que aconteceu
A burla "Olá pai, olá mãe" ainda funciona e são várias as vítimas segundo os dados das autoridades. Entre janeiro de 2023 e 15 de janeiro deste ano foram abertos quase três mil inquéritos. Recentemente a PJ desmantelou uma estrutura que criava milhares de burlas informáticas. Será o fim?
Fenómeno conhecido por “Olá Mãe/Olá Pai”: Usados 32 mil cartões
A Policia Judiciária (PJ) deteve, ontem, um cidadão estrangeiro, de 38 anos, pela prática do crime de burla qualificada, associação criminosa e branqueamento de capitais, na sequência de uma denúncia recebida no passado mês de janeiro, tendo por base o fenómeno conhecido por “Olá Mãe/Olá Pai”.
O burlão, que terá conseguido roubar 40 mil euros, fazia utilização massiva de números de telemóveis irrepetíveis, de operadoras nacionais, para a prática deste tipo de ilícito, o que espoletou alertas e obrigou ao recurso a meios especiais de obtenção de prova.
💥️A PJ apreendeu 49 modems, que acoplavam 32 cartões SIM por aparelho, o que significava que operavam 1.568 cartões em simultâneo. Esta capacidade, num primeiro momento, permitia a criação de milhares de contas, principalmente no WhatsApp, bem como a remessa/receção de mensagens na ordem dos milhares por dia, através da fraude “olá pai, olá mãe” e outros fenómenos de burlas em ambiente digital.
Registou-se um padrão repetido com a utilização massiva de milhares de cartões, como se depreende da 💥️apreensão de 32 mil cartões já utilizados nas práticas criminosas.
O detido, de 38 anos, será presente às competentes autoridades judiciárias para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação.
💥️Apesar desta detenção, é muito importante que se continue muito atento ao que nos chega via WhatsApp e outras plataformas digitais.
O que você está lendo é [É o fim da burla "olá Pai, olá Mãe"? Saiba o que aconteceu].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments