Cabo Cruzado, cabo direto e cabo Invertido! Quais as diferenças?
Na área das redes, dependendo do tipo de ligação, podemos usar um cabo cruzado, cabo direto ou um cabo Invertido. Saiba qual a diferença entre eles.
Um cabo de rede é constituído por 8 fios, 4 pares, normalmente entrelaçados. O facto de estarem entrelaçados reduz a interferência eletromagnética (crosstalk) entre o par de fios. Cada uma das pontas do cabo tem um conector RJ-45 (ou ISO 8877) macho. Um cabo de rede é categorizado de acordo com a categoria. Atualmente, o que se usa, são cabos UTP Categoria 6 - saber mais aqui.
Cabo direto (Straight-through)
Um cabo direto (também designado de normal ou straight-through) faz uso dos pares 2 e 3. Para produzir cabos straight-through (cabo que usa o mesmo esquema de pinos em ambos os lados) podemos usar nas extremidades a norma 💥️TIA/EIA T568A ou a norma 💥️TIA/EIA T568B (usualmente esta). Um cabo direto é usado para ligar equipamentos, como, por exemplo, PC, servidor, router a um switch, hub ou bridge.
Esperamos que tenham percebido quando usar cada um dos cabos aqui apresentados. Fazer um cabo cruzado ou direto é relativamente simples, basta que se tenha o equipamento e o material necessário.
O que você está lendo é [Cabo Cruzado, cabo direto e cabo Invertido! Quais as diferenças?].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments