Pixel 8a: a IA da Google e fotografia excepcional por 560 euros
Ao trazer a gama Pixel para Portugal, a Google abriu a porta de uma parte do seu portfólio ao nosso país. Pedidos há muitos anos, temos agora acesso aos melhores smartphones Android. Agora, e para renovar ainda mais a sua linha, surge o Pixel 8a, que oferece todas as caraterísticas de topo, mas por uma pequena fração do preço.
Chegou mais uma proposta única ao Android
A linha Pixel é, sem qualquer dúvida, um marco no universo Android. É a interpretação da Google para o que um smartphone pode e deve ser, cobrindo todas as áreas de mercado onde este sistema está presente. Se isso foi visto e confirmado com o Pixel 8 (ver aqui a análise) e o Pixel 8 Pro (ver aqui a análise), surge agora mais um patamar, o Pixel 8a.
A linha "a" da Google está normalmente associada a uma gama menos premium e acessível a quem procura um smartphone com caraterísticas menos exuberantes, conseguindo ao mesmo tempo, um custo muito inferior. Isso volta a ser verdade com o Pixel 8a, mas com uma novidade. A Google apostou na IA e mantém-se firme até neste seu novo smartphone.
A somar a isso, e porque está também a dar cartas no campo da fotografia, o Pixel 8 a herda toda a qualidade neste campo dos modelos maiores. Também temos neste smartphone o melhor da fotografia, conseguindo depois elevá-la com todas as capacidades de software que a gigante das pesquisas criou.
Design que é agora um marco
Como acontece todos os anos, a Google refina o design dos seus smartphones. Este ano não foi diferente e temos já um marco criado, que os Pixel 8 e 8 Pro trouxeram. No caso do Pixel 8a, este está presente, mas recebeu alguns retoques que o diferenciam de imediato das outras propostas.
Isso é visível em especial com os cantos deste smartphone. Apesar de ser discreto, há um arredondamento maior nesta área. Ao mesmo tempo, e em volta da própria moldura, esse mesmo arredondamento está presente, o que o torna ainda mais agradável na utilização.
Outro pormenor que se destaca é também o ecrã, que no caso do Pixel 8a tem uma moldura mais visível. Não é algo que destoe, mas que rapidamente salta à vista, ainda mais se comparado com outro elemento da linha Pixel ou com outro smartphone de gama mais elevada.
Em termos de imagem geral, a Google continua a apostar em cores distintas e numa imagem mais "fosca", o que lhe dá um acabamento mais engraçado. Claro que todas as dedadas e todas as impressões que ficavam visíveis, neste caso não existem.
De resto, este é um smartphone que lembra dos restantes elementos da linha Pixel 8, sendo apenas ligeiramente menor em tamanho que o modelo acima. Na traseira destaca-se a zona das câmaras, que neste caso é apenas ocupada por duas e o respetivo flash.
A sua construção parece robusta, mas, comparativamente com os restantes modelos, este é naturalmente um equipamento que mostra a sua posição de mercado. Os plásticos estão presente, mas não são o foco e nem se destacam pela negativa.
Fotografia, um dos trunfos do Pixel 8a
Ainda que se mantenha inalterada face ao modelo anterior, a parte de fotografia ainda assim promete. Temos aqui presente uma câmara principal de 64 MP com campo de visão de 80° e abertura de ƒ/1,89. Esta é combinada com uma ultra-wide de 13 MP (120° FOV, ƒ/2,2). A câmara frontal de 13 MP possui um campo de visão mais amplo de 96,5° (contra 95°), embora permaneça com ƒ/2,2.
Os recursos da câmara incluem Best Take, Magic Editor, Audio Magic Eraser e Guided Frame. A gravação de vídeo está inalterada com 4K a 30 e 60 FPS, enquanto o Real Tone foi trazido do Pixel 8 Pro. O zoom podia ser melhor, visto que no modelo acima temos uma proposta com zoom 2x.
O patamar aqui parecia muito elevado, mas o Pixel 8a parece estar à altura. Há que ter em conta não só o público-alvo deste smartphone de entrada, mas também tudo o que a restante gama quer conseguir. Assim, é natural que o hardware presente esteja ligeiramente abaixo.
Hardware? Sim, a herança que é natural
Não é surpresa nenhuma que o Pixel 8a tem presente o SoC Tensor G3 que alimenta o Pixel 8 e o Pixel 8 Pro. Este pormenor é, na verdade, um atrativo grande, dado que está próximo do Pixel 8. Com este elemento no seu núcleo, o Android que lhe dá suporte consegue garantir uma interface muito rápida. A sua bateria é interessante e tem 4492 mAh, com Faster Wired Charging e Wireless Charging.
Android por muitos anos graças à Google
Um fator que deixa o Pixel 8a a anos-luz da concorrência é o selo Google que tem. Isso garante-lhe de forma natural toda a experiência no Android e nos desenvolvimentos. Aqui temos garantidos os mesmos 7 anos de atualizações do sistema e todas as novidades que forem sendo lançadas.
Além disso, o novo smartphone da Google tem acesso já a todas as capacidades de IA que a Google desenvolveu nos últimos tempos. O Circular para Pesquisar, as capacidades de edição de fotografia e tudo o que estiver nas apps da gigante das pesquisas. Neste campo, está ao nível do que os restantes modelos oferecem a um preço muito mais elevado.
Claro que o seu ADN Google permite que o Android presente ofereça uma experiência de utilização de um nível superior. A gigante das pesquisas consegue fundir o melhor dos seus dois mundos (software e hardware) e aqui o Android tem um papel importante e que cumpre na íntegra.
Vale a pena o Pixel 8a? Há concorrência?
O Pixel 8a é, sem qualquer dúvida, uma proposta interessante, ainda mais por ser um smartphone da Google e uma experiência Android pura. Todos os seus argumentos de software e de hardware deixam certamente a concorrência a alguma distância.
Um problema que a Google acabou por criar foi a sua proximidade com o Pixel 8. São smartphones de patamares diferentes, mas que rapidamente podem estar ao mesmo nível. Aqui a culpa é do Pixel 8a, que oferece quase o mesmo, mas a um preço muito próximo. Ainda assim, cada um tem a sua faixa de mercado.
O Pixel 8a está disponível a partir de 559 euros. Quem comprar um Pixel 8a até amanhã, dia 14 de maio, e na troca de um telefone qualificado recebe mais €150 além do valor negociado do telefone. Este é um preço atrativo ainda mais face a tudo o que oferece no universo Android e com o selo da Google.
Pixel 8a: Galeria de imagens
Pixel 8 Pro: A Google criou um smartphone recheado de IA para vencer toda a concorrência
O que você está lendo é [Pixel 8a: a IA da Google e fotografia excepcional por 560 euros].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments