Cibercrime: qual o ato mais recorrente cometido pelos jovens?
Talvez por desconhecimento, não considerando que o ato que estão a realizar pode ser considerado um cibercrime, os jovens europeus reconhecem que já se envolveram num ato que pode ser punível por lei. Mas qual o cibercrime mais cometido pelos jovens?
Cerca de 50% dos inquiridos admitiu ter cometido alguma forma de cibercrime
De acordo com um estudo recente, o crime mais recorrente cometido pelos jovens foi a pirataria digital, com um em cada três jovens a admitir fazê-lo. Segundo revela a Lusa, foram selecionados 20 comportamentos-chave, dos quais 13 são cibercriminosos e os restantes sete são atitudes desviantes ou atos perigosos, como 'sexting' ou a partilha de imagens violentas.
Cerca de 50% dos inquiridos admitiu ter cometido alguma forma de cibercrime. Além da pirataria digital, os jovens admitiram também frequentar mercados ilegais de jogos de azar (um quinto) ou que aceitam fazer lavagem de dinheiro ou transportar dinheiro de um lado para o outro.
"Um em cada oito jovens funcionou como mula financeira", sublinhou Tito de Morais. Seguem-se os discursos de ódio, 'ciberbullying' ou 'hacking', que são praticados por cerca de 10% dos jovens.
Um em cada onze jovens admitiu ter estado envolvido em ações de 'phishing' para obter dados pessoais de terceiros, ter partilhado sem autorização conteúdos íntimos, ter realizado fraudes 'online', participado no roubo de identidade ou em discursos racistas ou xenófobos. Um em cada cinco admitiu ter trocado mensagens eróticas ('sexting') ou ter partilhado materiais violentos
O que você está lendo é [Cibercrime: qual o ato mais recorrente cometido pelos jovens?].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments