CiberSegurança: saiba como pode e deve fazer gestão de risco
Na área da cibersegurança, o risco é uma circunstância ou um evento razoavelmente identificável, com um efeito adverso potencial na segurança das redes e dos sistemas de informação. Nesse sentido, saiba como fazer gestão de risco.
A gestão de risco é o processo de identificação, avaliação e mitigação dos riscos que uma organização está sujeita no âmbito das suas operações. O risco é transversal a uma organização e nesse sentido pode ser feita uma gestão de risco nas áreas financeiras, estratégicas, operacionais e na área da cibersegurança.
No que diz respeito à área da cibersegurança, o Centro Nacional de Cibersegurança refere que a análise de risco global deve ser realizada, pelo menos, uma vez por ano. No âmbito parceria, a análise de risco deve ser feita durante o planeamento e preparação da introdução de uma alteração ao ativo ou ativos (todo o sistema de informação e comunicação, os equipamentos e os demais recursos físicos e lógicos considerados essenciais, geridos ou detidos pela entidade, que suportam, direta ou indiretamente, um ou mais serviços).
Gestão de risco - Etapas
A gestão de risco geralmente segue um processo sistemático que inclui as seguintes etapas:
A eficácia da gestão de risco pode ter um impacto significativo no desempenho e na sustentabilidade de uma organização, ajudando-a a evitar perdas financeiras, danos à reputação e outros impactos negativos decorrentes de eventos imprevistos.
O que você está lendo é [CiberSegurança: saiba como pode e deve fazer gestão de risco].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments