Casa Branca adverte contra a utilização destas populares linguagens de programação
Uma agência governamental dos EUA decretou que os programadores devem usar linguagens seguras em termos de memória, como Rust e Java, ao invés de C e C++. Mas por que é que elas são melhores e isso realmente importa?
O que é que a Casa Branca está a dizer?
Numa declaração, o Gabinete do Diretor Cibernético Nacional (ONCD - ✅Office of the National Cyber Director) da Casa Branca 💥️alertou os programadores de software a adotarem linguagens de programação com memória segura, como Rust.
O ONCD afirmou:
Nós, como nação, temos a capacidade - e a responsabilidade - de reduzir a superfície de ataque no ciberespaço e impedir que classes inteiras de erros de segurança entrem no ecossistema digital, mas isso significa que precisamos de enfrentar o difícil problema de mudar para linguagens de programação com memória segura.
Muitas das piores vulnerabilidades de segurança de sempre 💥️tiveram como causa principal problemas com a segurança da memória. As linguagens de baixo nível mais antigas dão aos programadores muito poder, mas isso aumenta o risco de um código com erros causar graves repercussões.
Independentemente disso, a utilização de linguagens com segurança de memória - como Rust, Python e JavaScript - tem vindo a aumentar. É provável que o ONCD esteja a fazer este anúncio porque as linguagens menos seguras, como o C, existem há tanto tempo que o seu código está agora enraizado na infraestrutura 💥️e em grande parte do software que utilizamos diariamente.
Como funcionam as linguagens inseguras?
O código inseguro nem sempre parece assustador ou mesmo complicado. Veja este exemplo de um simples programa em C:
Wonderful comments