Futebol masculino tem mais qualidade do que o feminino, se acharmos que são homens a jogar
O Mundial Feminino da FIFA começou ontem e está a dar destaque às atletas dos países participantes. Contudo, esse é muito pouco, quando comparado com a atenção que o campeonato masculino reúne. Há uma razão para isso e a ciência já a decifrou.
Há uns dias, circulou pelas redes sociais um anúncio de dois minutos criado pela Orange e a agência de marketing Marcel. No vídeo, veem-se jogadas impressionantes (supostamente) da equipa de futebol masculino de França. Entretanto, é revelado algo muito curioso:
Um novo estudo da Universidade de Zurique encontrou uma resposta para este problema sistémico: 💥️a informação sobre o género pode influenciar a qualidade percebida. A investigação percebeu que o futebol masculino só é mais valorizado se o género dos jogadores for claramente identificável.
Caso contrário, são igualmente valorizados. Ou seja, só consideramos que o futebol masculino tem melhor desempenho do que o feminino, 💥️quando sabemos que são homens a jogar.
A sabedoria convencional é que os desportos masculinos são simplesmente melhores do que os femininos porque eles são maiores, mais fortes e mais rápidos. No entanto, a existência de estereótipos deve alertar-nos para outra possibilidade: a informação específica sobre o género pode influenciar a nossa perceção da qualidade.
Explicou Carlos Gómez, investigador do Instituto de Administração de Empresas da UZH e autor do estudo.
Estudo adulterou um vídeo para entender se a perceção do género tem impacto na qualidade dos jogos femininos
Por forma a testar a teoria, os investigadores quiseram estudar se as pessoas avaliam a qualidade do futebol masculino e feminino de modo diferente, se não conseguirem identificar o género dos jogadores.
Para isso, realizaram uma experiência muito curiosa: 613 participantes assistiram a cenas de golos de grandes futebolistas. Num grupo, as imagens dos jogadores foram desfocadas, para que os participantes não conseguissem perceber se estavam a ver homens ou mulheres. No outro, os vídeos não foram alterados.
Os resultados demonstraram que 💥️os vídeos de futebol masculino só foram mais bem classificados, quando os participantes conseguiram identificar o género dos jogadores. Por sua vez, as diferenças de desempenho desapareceram quando o género não era percetível.
O estudo refuta o pressuposto, agora errado, de que a baixa procura do futebol profissional feminino se deve à qualidade das jogadoras, e sugere que o desporto feminino ainda não atingiu todo o seu potencial económico.
O que você está lendo é [Futebol masculino tem mais qualidade do que o feminino, se acharmos que são homens a jogar].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments