E-REDES: Alerta para Smishing! Muito cuidado para as SMS...
A E-REDES avisou recentemente os clientes para a circulação de SMS fraudulentos com indicação para que sejam liquidados valores em falta, de modo a evitar a suspensão do fornecimento de energia elétrica.
Phishing e smishing têm sido os tipos de incidentes mais registado pelo CERT.PT
A E-redes é operador da rede de distribuição de energia elétrica em Portugal continental das redes de alta, média e baixa tensão.
A EDP Distribuição passou a designar-se E-REDES a 29 de janeiro de 2023. O “E” de E-REDES significa energia e a palavra “REDES” traduz, o foco numa gestão integrada de toda a rede de distribuição, capaz de garantir fiabilidade, segurança, modernidade e sustentabilidade do sistema elétrico nacional e a salvaguarda do interesse dos consumidores.
De acordo com uma informação publicada no site oficial, a 💥️E-REDES alerta para caso seja alvo de uma destas mensagens de smishing, por favor elimine-a da caixa de mensagens e não efetue qualquer pagamento. Caso venha a detetar casos semelhantes, ou que considere suspeitos, não hesite em reportar através dos nossos canais habituais.
Segundo refere o Centro Nacional de Cibersegurança, o phishing é um tipo de ataque em que se usam técnicas de engenharia social para capturar informação sensível de uma vítima através de email. Um agente de ameaça que utilize este tipo de ataque procura enganar os recetores de emails para que estes disponibilizem informação sensível através do clique em anexos e/ou URL maliciosos ou da partilha de dados em páginas fraudulentas. Para o efeito, o atacante simula uma marca credível ou personifica alguém de confiança.
Quando esta técnica é utilizada através de SMS, dá pelo nome de smishing e, por telefone (voz), de vishing. Esta técnica também pode ser usada através de mensagens instantâneas em aplicações de redes sociais.
O que você está lendo é [E-REDES: Alerta para Smishing! Muito cuidado para as SMS...].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments