Twitter já começou a partilhar parte do seu código fonte no GitHub
Elon Musk tinha prometido mudanças de peso para o Twitter e para o que esta rede oferece. Até agora as alterações estavam longe de ser positivas ou até desejadas, mas há uma novidade importante. Parte do código fonte do Twitter foi para o GitHub e pode ser consultado e visto por todos.
Elon Musk cumpriu a sua promessa
Foi há perto de 1 ano que Elon Musk anunciou os seus planos para colocar num repositório público o código fonte do Twitter. Agora, numa revelação pública, o Twitter finalmente colocou no GitHub o código referente ao algoritmo de recomendação desta rede social.
A ideia do CEO da rede social é partilha com todos esta informação, para assim pode ser revista e avaliada. É claro que espera também que surja algo positivo desta partilha, abrindo caminho à deteção de erros ou falhas, e também a melhorias no próprio código.
Curiosamente, e já com o código publicado, começaram a surgir análises ao mesmo e algumas descobertas. O algoritmo do Twitter rotula especificamente se o autor do tweet é Elon Musk, o que pode explicar porque os tweets de Musk aparecerem com tanta frequência. Há também rótulos indicam se o autor utilizador avançado, ou se é republicano ou democrata.
Twitter’s algorithm specifically labels whether the Tweet author is Elon Musk
— Jane Manchun Wong (@wongmjane) March 31, 2023
“author_is_elon”
besides the Democrat, Republican and “Power User” labelshttps://t.co/fhpBjdfifX pic.twitter.com/orCPvfMTb9Partilhar já revelou pormenores estranhos
Musk entretanto já reagiu a estas descobertas, revelando que "concorda que não deveria estar lá … definitivamente não deveria estar dividindo as pessoas em republicanos e democratas, isso não faz sentido". Um engenheiro do Twitter esclareceu depois que as categorias eram apenas para "estatísticas e não têm nada a ver com o algoritmo".
Certamente que muito mais vai ser descoberto e que estas situações vão repetir-se nos próximos dias, à medida que o código é analisado a fundo. Será interessante ver como estas situações vão ser justificadas, se é que vão merecer essa atenção.
O que você está lendo é [Twitter já começou a partilhar parte do seu código fonte no GitHub].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments