Mudança de hora é uma estratégia efetiva para poupar energia?
Com a mudança para a "hora de verão", surgem também normalmente debates sobre quais as vantagens efetivas desta mudança. Alguns estudos argumentam que a mudança de hora afeta a nossa saúde porque há distúrbios ao nível do sono. Outros referem que há vantagens porque poupamos energia. Será mesmo assim?
Mudança da Hora tem impacto no aquecimento e arrefecimento de edifícios
A mudança de hora existe há mais de 100 anos. Começou durante a Primeira Guerra Mundial com o objetivo de se poupar energia. Portugal já testou acabar com a mudança de hora. No início do século, experimentou manter a de inverno e entre 1967 e 1975 experimentou manter a de verão. Mas tudo voltou ao mesmo.
Uma equipa de investigadores realizou recentemente um estudo para determinar se a mudança de horário afeta o consumo de energia.
De acordo com o estudo, a intenção original da mudança para um horário de verão era economizar energia, tirando partido da iluminação artificial. No entanto, essa mudança de uma hora no horário comercial também afeta o aquecimento e o resfriamento de edifícios, algo que ainda precisa ser totalmente investigado”.
A equipa de investigação levantou a hipótese de que os funcionários comecem a trabalhar uma hora antes durante o horário de verão para assim existir um equilíbrio.
Os resultados do novo estudo destacam as vantagens de economizar a luz do dia. A mudança para o horário de verão pode reduzir a energia de refrigeração de um prédio de escritórios em até quase 6%. Ao mesmo tempo, a necessidade de aquecimento pode aumentar em até 4,4% devido ao início dos trabalhos acontecer mais cedo.
No entanto, uma vez que é necessária muito mais energia para arrefecimento do que para aquecimento no verão, a mudança de hora tem um efeito globalmente positivo no balanço energético de um edifício.
Os investigadores referiram ainda que o horário de verão é apenas um dos muitos métodos que podem ser usados para reduzir o consumo de energia nos edifícios.
Melhorias técnicas, mudanças comportamentais e uma adequação geral do horário de trabalho dos funcionários também podem contribuir para a economia de energia e, assim, reduzir as emissões de CO2.
Em Portugal, o efeito do horário de verão na redução do consumo de eletricidade foi estimado em cerca de 0.5%, semelhante ao impacto na vizinha Espanha. Convém lembrar que energia não é só eletricidade e por isso o impacto da mudança da hora também deveria considerar alterações de padrões de consumo em outros sectores, como por exemplo a mobilidade.
O que você está lendo é [Mudança de hora é uma estratégia efetiva para poupar energia?].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments