Mais de 250 figurantes recriam a batalha que travou as tropas napoleónicas no Vimeiro Lifestyle
A iniciativa, que teve a sua primeira edição em 2015, conta este ano com a presença de 21 grupos de recriação, num total de mais de 250 recriadores militares e civis. A celebração tem como pontos altos os momentos de recriação histórica da batalha: no sábado, dia 20 de julho, pelas 22h00, tem lugar a recriação do combate no campo de batalha e no domingo, dia 21 de julho, pelas 11h00, começam as escaramuças, que percorrem as ruas do Vimeiro e confluem na recriação junto à Igreja que decorre às 11h30.
“Este ano temos a felicidade de poder contar com a presença de mais de 250 recriadores nacionais e estrangeiros, sendo o número mais elevado de sempre. A presença de recriadores de várias nacionalidades reforça o nosso papel na educação para a paz, cooperação e respeito. Sendo o tema do evento 'A Mulher na Época Napoleónica', esta estará representada nos vários momentos do programa, mas também no campo de batalha”, explica José Tomé, vice-presidente da Câmara Municipal da Lourinhã.
Neste evento, recriadores de nacionalidades portuguesa, francesa, inglesa e espanhola estarão presentes durante este fim de semana. No campo de batalha, durante as recriações, vai ser possível ver algumas personagens femininas, tanto civis como militares, estas últimas integrando movimentos de guerrilha. A edição deste ano visa abordar o papel da mulher na época, tantas vezes esquecido ou omitido. Nos campos de batalha, as mulheres desempenhavam papéis relevantes, desde aguadeiras, a vivandeiras, costureiras, cozinheiras e lavadeiras. Em concreto na Batalha do Vimeiro, sabe-se que duas esposas de oficiais franceses, as madames Foy e Trousset, assistiram à batalha ao lado do próprio Jean Andoche Junot, o comandante do exército francês napoleónico. Depois da batalha, num hospital de campanha constituído para o tratamento dos feridos, uma mulher escocesa, esposa de um suboficial ferido na batalha, ajudou o médico-cirurgião a prestar os cuidados aos feridos. Durante a noite, foi ela quem tratou dos pacientes, tendo recebido muitos elogios devido à sua dedicação e benevolência.
O evento Batalha do Vimeiro 1808 terá lugar junto ao Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro (CIBV), num ambiente ilustrado à época. A agenda do evento inclui o workshop de Gaita-de-Foles, uma exposição de instrumentos musicais tradicionais e o espectáculo de animação de rua “A Marquesa”. O Acampamento Militar terá dinamização nas tardes de sábado e domingo, com a demonstração do funcionamento de armas da época e atividades de instrução militar. Volta também a realizar-se este ano, em parceria com a Associação de Jogos de Simulação de Portugal, a atividade Simulações de Táticas de Combates Napoleónicos por fim, o grupo Modelstep dinamiza oWorkshop de Pintura de Miniaturas Napoleónicas.
O evento conta ainda com artesanato, tasquinhas, concertos, demonstração de ofícios da época e muita animação de rua com a presença dos animadores Tânia Safaneta, grupo Goliardos, academia de dança Flui e Anymamundy.
A iniciativa é organizada pelo Município da Lourinhã em conjunto com a Junta de Freguesia do Vimeiro, a Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro (AMBV) e a Associação Napoleónica Portuguesa (ANP).
O que você está lendo é [Mais de 250 figurantes recriam a batalha que travou as tropas napoleónicas no Vimeiro Lifestyle].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments