Olha a bela sardinha que tão bem cuida da nossa saúde - Peso e Nutrição Lifestyle
A Sardinha cai na categoria de alimentos que são mais do que um prazer à mesa. O peixe que encontramos em águas nacionais goza do estatuto de património nacional, tão diversa no seu consumo quanto o consente o engenho para a preparar, entre outras confeções, grelhada, assada, frita, em escabeche, sem deixar de referir a apresentação em conserva.
Chegados os meses mais quentes do ano, a sardinha revela-se no ponto ideal para o consumo. Coincidentemente, ou não, é neste período que a tradição popular põe a boa sardinha sobre as brasas. A acompanhar a sardinha não pode faltar a batata cozida, o pimento assado e a salada de tomate. Um elenco petisqueiro que, de pronto, associamos ao mês de junho e a associação inalienável com os Santos Populares. António, João e Pedro gostam do folguedo popular.
No que toca à componente nutricional, olhando para a gordura da sardinha, embora o seu teor varie consoante a época do ano, 💥️esta espécie é sempre considerada um peixe gordo. Contudo, é no verão que o teor de gordura é maior.
Como qualquer 💥️peixe rico em gordura, esta é essencialmente constituída por ácidos gordos do tipo omega-3, em específico, ácidos gordos de cadeia muito longa (EPA, DHA), com papel relevante no 💥️sistema imunitário, sistema nervoso e cardiovascular. É ainda uma boa 💥️fonte de Ferro, Zinco, vitamina D, B12, entre outros micronutrientes.
As regras de uma boa alimentação dizem-nos que por muito rico que seja um determinado alimento, nenhum vale por si só, 💥️devendo sempre ser complementado com outros alimentos que permitem atingir um perfil nutricional completo.
Desta forma, 💥️podemos acompanhar a sardinha com batata ou pão, que constituem boas fontes de hidratos de carbono, fundamentais como fonte de energia e ainda, tomate, pimento, dois hortícolas que vão bem no conjunto e representam fontes de fibra e vitamina C.
E, não esquecer: há que consumir com “conta peso e medida”. Por muito bem que nos saiba a sardinha, há que a consumir com moderação. Confesse: com meia dúzia não satisfará o seu desejo pela apetecível sardinha? Faça-o sobre uma fatia de pão e, no final, delicie-se com todo aquele sabor que ali se enrosca no miolo do pãozinho.
Cláudia Viegas é Professora Adjunta na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa. Os seus principais interesses de investigação estão relacionados com Alimentação em contexto de Hotelaria e Restauração na relação com a Saúde Pública, Promoção e Proteção da Saúde e Estilos de Vida.
O que você está lendo é [Olha a bela sardinha que tão bem cuida da nossa saúde - Peso e Nutrição Lifestyle].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments