É dia de Met Gala. Tudo o que precisa de saber sobre o evento de moda mais exclusivo (e extravagante) do ano - Moda
Se é um ávido fã de moda, aquilo que acontece na primeira segunda-feira de maio dispensa apresentações. Se a memória já lhe falha, nós relembramos: na noite desta segunda-feira, 6 de maio, várias celebridades rumam até ao Metropolitan Museum of Art, em Nova Iorque, Estados Unidos, para mais uma edição da Met Gala.
Para quem não pesca nada do assunto, nós explicamos. 💥️Este evento é uma forma de angariar fundos para a manutenção do departamento de moda e traje do museu nova-iorquino. Mas não entra quem quer, já que se trata de uma extravagância à qual só é possível aceder com convite, sendo os convidados um segredo bem guardado até ao momento em que desfilam pela escadaria do museu.
A primeira edição desta gala remonta a 1948, altura em que o hotel Waldorf Astoria viu várias celebridades reunidas para um jantar, graças a Eleanor Lambert, uma jovem do estado do Indiana, que rumou até Nova Iorque para ser relações públicas de artistas e que, rapidamente, acabou por se tornar num dos nomes mais importantes da moda desta metrópole norte-americana. Diana Vreeland, editora da "Harper’s Bazaar" e diretora da "Vogue", foi quem lhe sucedeu, 💥️seguindo-se Anna Wintour, que está aos comandos da organização desde 1995.
Já pode ter um vestido idêntico ao de Kim Kardashian na Met Gala (e que a obrigou a perder 7kg). Saiba tudo
Ver artigoA entrada é paga, mas é a atual diretora da "Vogue" norte-americana e diretora artística do grupo Condé Nast que tem a palavra final. 💥️Um lugar nesta festa exclusiva deverá custar cerca de 75 mil dólares por pessoa (quase 70 mil euros), mais 25 mil dólares do que o ano passado, diz o "The New York Times". Só na gala de 2023 terão sido angariados 22 milhões de dólares (cerca de 20 milhões e 500 mil euros) para o museu, continua a publicação.
Embora a lista de convidados seja secreta, há nomes que já são presença assídua, pelo que é expectável que compareçam. Os únicos efetivamente confirmados são as personalidades que são convidadas a serem co-presidentes do evento a cada edição. 💥️Este ano, esse trabalho ficou a cargo de artistas como Jennifer Lopez, Zendaya, Chris Hemsworth e Bad Bunny. A estes juntam-se Jonathan Anderson, o diretor criativo da marca de luxo espanhola Loewe, e Shou Shew, CEO do TikTok, já que ambas as marcas patrocinam a exposição deste ano.
Veja alguns dos looks mais icónicos.
Todos os anos há um tema, que deve ser seguido à risca através da indumentária (e arrojo é coisa que nunca falta). Basta olharmos para a edição do ano passado para percebermos exatamente isso: "Karl Lagerfeld: A Line of Beauty" foi o mote, assumindo-se como uma homenagem ao designer francês, que morreu em fevereiro de 2023, aos 85 anos – e houve quem até encarnasse a gata deste para o efeito.
Este ano, o dresscode é mais abrangente.💥️ "The Garden of Time" (algo como "O Jardim do Tempo", em português) foi a eleito para esta edição, indo beber inspiração ao conto homónimo de JG Ballard, que remonta a 1962 e conta a história de um casal aristocrata, que vivia numa villa com um terraço com vista para um jardim de flores que pareciam de cristal e que manipulavam o tempo – uma verdadeira "utopia de lazer, arte e beleza", diz a "Vogue" britânica.
Simultaneamente, este tema é uma forma de celebrar a nova exposição do Costume Institute, “Sleeping Beauties: Reawakening Fashion” ("Belas Adormecidas: O Despertar da Moda", em português), que estará em exibição entre 10 de maio e 2 de setembro. Esta serve como metáfora para a efemeridade da moda, pelo que vai passar pela exploração do trabalho de conservação das peças, que já nem sequer podem ser vestidas em manequins, tal não é o seu estado de deterioração.
É precisamente esta exposição que os convidados vão poder ver em primeira mão, depois de passarem pela passadeira vermelha do evento, cujo 💥️início está marcado para a 17h50 (hora de Nova Iorque, o que equivale a 22h50 na hora de Portugal continental). A este momento segue-se um cocktail de boas-vindas e um jantar. O evento termina com um concerto – nas edições anteriores já atuaram nomes como Rihanna ou Madonna – e, depois, vêm as after parties.
Ainda assim, a menos que alguém decida ser fora da lei, é provável que o mundo exterior não tenha acesso a estes momentos. Além das míticas fotografias na casa de banho do museu, raros são os conteúdos captados no evento, já que Anna Wintour não permite a utilização de telefones dentro do recinto, diz o "Daily Mail". É assim que faz com que a Met Gala permaneça um dos eventos mais apetecíveis da agenda cultural, fruto do mistério a que está circunscrita.
Relembre os looks da edição passada.
Para quem não vai ao evento, isso não significa que não possa ver os looks das celebridades – e dar uso à sua veia de crítico de moda. 💥️Como sempre, a passadeira vermelha vai ser transmitida em direto no site da "Vogue" norte-americana, esta segunda-feira, 6 de maio, assim como nas plataformas digitais da publicação, como o Instagram.
Caso não tenha paciência para ficar acordado até tarde, pode sempre ligar-se ao canal "E! Entertainment" no dia seguinte. É que na terça-feira, 7 de maio, a partir das 20 horas, o canal vai transmitir o programa "Live From E!: Met Gala 2024", que oferece aos espectadores uma visão exclusiva dos looks das estrelas. Ross Mathews vai ser o apresentador da emissão, contando ainda com vários comentadores, como Lily Aldridge, Zuri Hall, Zanna Roberts Rassi, Christian Cowan e Christian Siriano.
O que você está lendo é [É dia de Met Gala. Tudo o que precisa de saber sobre o evento de moda mais exclusivo (e extravagante) do ano - Moda].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments