10 passos para uma saúde hormonal melhorada - Peso e Nutrição Lifestyle
As hormonas são mensageiras no nosso corpo e têm funções importantíssimas. Mas falando só nas hormonas sexuais, tiroideias e na famosa insulina que acaba por influenciar praticamente tudo na nossa saúde, há alguns pilares que podem ser postos em prática e que asseguram melhorias na nossa qualidade de vida:
- Fazer um pequeno-almoço salgado e não doce. Ovos mexidos com legumes ou pão de centeio com salmão fumado/abacate e legumes ou sopa e uma peça de fruta são alguns exemplos. Sim, pode ser estranho, mas se até agora não teve resultados há que mudar, certo?
- Comer a um lanche algumas oleaginosas (nozes, amêndoas, avelãs, noz do brasil,...), não torradas e não salgadas.
- Comer sempre uma sopa ou salada de entrada e ter meio prato de legumes no seu prato principal. O resto dos acompanhamentos pode variar.
- Comer 2 colheres de sopa de sementes moidas (linhaça, sésamo, abóbora, girassol, cânhamo, chia, papoila – as que gostar e ir variando) todos os dias.
- Beber 1,5 a 2 litros de água por dia.
- Fazer alongamentos durante 10 minutos todos os dias ou pelo menos caminhar 10 minutos depois do almoço e depois do jantar.
- Praticar alguma técnica de relaxamento todos os dias, nem que seja só respiração diafragmática ao acordar e ao deitar.
- Não fazer ceia.
- Escrever todos os dias, pelo menos algumas linhas sobre um problema/desafio que tenha ocorrido nesse dia e escrever também 3 coisas pelas quais se sente grata nesse dia.
- Dormir 8 horas.
Acha básico, tudo o que foi descrito até agora? Está a pôr em prática? Às vezes, há coisas que nos parecem óbvias como beber água, mas que não estamos consistentemente a conseguir fazer. Por isso, se tem desafios a nível hormonal e ainda não decidiu procurar ajuda profissional, este é um bom ponto de partida. Recarregar baterias durante o sono, gerir o stress e nutrir o corpo, são a base de tudo. E sem estar a fazer a base, é dificil que qualquer profissional de saúde possa ajudar.
Cumprir estes pilares durante pelo menos 30 dias vai, com certeza trazer alguma mudança a nível do bem-estar, energia e humor, pois vai impactar hormonas como insulina, progesterona, estrogénios, cortisol, T4 e T3.
Consistência e pôr-se como prioridade, é tudo o que por vezes é necessário. Depois venha contar-me como foi.
✅Um artigo da nutricionista Helena Santos, especialista em nutrição clínica.
O que você está lendo é [10 passos para uma saúde hormonal melhorada - Peso e Nutrição Lifestyle].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments