Três coisas sobre cancro e saúde oral que são necessárias saber - Fitness e bem-estar

Segundo dados da Liga Portuguesa Contra o Cancro, o cancro é a segunda causa de morte mais frequente em Portugal, o que aumenta, cada vez mais, a necessidade de encontrar formas de o prevenir, detetar e tratar.

"As doenças oncológicas têm impactos muito fortes nos doentes, tanto a nível físico como psicológico e social. Cientes desta realidade, compete-nos a nós, profissionais de saúde, informar devidamente as pessoas e fazer os possíveis para tentar minimizar os seus efeitos. No campo da saúde oral, os impactos são maiores do que se poderia esperar, sendo, por isso, muito importante estar sempre atento à saúde da boca", começa por explicar Pedro Cosme, médico dentista na MALO CLINIC Lisboa.

"Ainda assim, é fundamental ressalvar que, durante os tratamentos de luta contra o cancro, qualquer intervenção cirúrgica oral deve ser evitada, uma vez que o sistema imunológico está comprometido, o que aumenta o risco de infeções e prolonga o processo de cicatrização. Por esse motivo, os tratamentos deste âmbito devem ser sempre realizados antes de se iniciarem os tratamentos oncológicos, para que, durante o combate à doença, a saúde oral esteja fortalecida e não surjam ainda mais complicações. De facto, problemas dentários pré-existentes e não diagnosticados ou mal tratados são responsáveis por um volume significativo das complicações decorrentes dos tratamentos oncológicos, podendo até obrigar a interrupção do tratamento e pôr em risco o sucesso do combate ao tumor", acrescenta.

Tendo isto em conta, Pedro Cosme revela três relações entre o cancro e a saúde oral:

O que você está lendo é [Três coisas sobre cancro e saúde oral que são necessárias saber - Fitness e bem-estar].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...